Isolamento social na região se mantém abaixo da média do Estado

Neste domingo (3), o isolamento na região de Presidente Prudente foi de 53%, enquanto a média estadual foi de 58%

As regiões de Araçatuba, Marília e Presidente Prudente se mantêm abaixo da média do Estado no isolamento social.

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 59% neste domingo (3). Já nas três regiões no extremo Oeste paulista foram de 51%, 54% e 53%, respectivamente.

SP relaxará quarentena apenas em cidades com isolamento acima de 50%

O governador João Doria disse, nesta segunda-feira (4), que as cidades que não atingirem taxas satisfatórias e se mantiverem abaixo de 50% não vão participar do plano de relaxamento das medidas de isolamento, previstas para ter início no próximo dia 11, quando se encerrará o período de quarentena no estado.

“Não havendo índice superior a 50%, cidades estarão automaticamente excluídas de relaxamento”, disse Doria. Durante o período de quarentena, somente os serviços considerados essenciais – como logística, segurança pública, saúde e abastecimento – têm funcionado permitido no estado.

São Sebastião foi a cidade paulista com o mais alto índice de isolamento ontem, chegando a 69%, seguida por Ubatuba, com 67%.

De acordo com Doria, a quarentena adotada em São Paulo tem ajudado a diminuir a propagação do vírus. Se não fosse isso, haveria hoje 10 vezes mais mortes que as ocorridas até o momento, afirmou o governador. ” Se não tivéssemos feito o isolamento, São Paulo teria mais de 26 mil mortes. Ajudamos a salvar vidas de brasileiros em São Paulo”, disse Doria, em entrevista no Palácio dos Bandeirantes.

O governador reafirmou que não cederá a pressões partidárias ou de empresários para encerrar a quarentena no estado. Segundo Doria, a quarentena só será encerrada após a aprovação da ciência e da medicina. “Em São Paulo só faremos aquilo que a ciência e a medicina determinarem”, afirmou.

Sistema de monitoramento

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Conteúdo anteriorDistribuição de máscaras será retomada na terça-feira no Jardim Brasil
Próximo conteúdoA exemplo de Tupã, Prefeitura de Adamantina promete instalar 12 tendas em frente a Caixa