Saúde de Adamantina reorganiza atendimentos de pacientes com sintomas gripais

Nova medida da Secretaria Municipal de Saúde pretende reorganizar o fluxo de pacientes sintomáticos respiratórios

A partir de segunda-feira (18) a Secretaria de Saúde de Adamantina reorganiza os atendimentos aos pacientes que apresentarem sintomas relacionados a síndromes gripais ou outros agravos do sistema respiratório.

Os atendimentos serão centralizados no Centro de Saúde (Postão), que passa por readequação para prestar estes atendimentos.

Segundo a Prefeitura, esta medida tem como principal objetivo, oferecer atendimento mais ágil, em um lugar adequado para população adamantinense, além de buscar minimizar o número de profissionais de saúde expostos à infecção pelo da Covid-19.

“Considerando a situação de pandemia e também a atual situação do município, a Secretaria de Saúde de Adamantina busca organizar o trabalho da melhor forma possível de acordo com as situações que vão surgindo em relação à doença”, diz nota da Prefeitura.

De acordo com o Executivo, os decretos Estaduais e Municipais orientam as pessoas evitarem aglomerações, e por esta razão solicita que os pacientes que apresentarem ou vierem apresentar algum sintoma respiratório ou gripal, que entre em contato por meio dos telefones.

  • 3502-3130
  • 3502-3132
  • 3502-3133
  • 3502-3155
  • 3502-3161

Todas as queixas do paciente serão ouvidas por um profissional qualificado, e o atendimento será agendado de forma que não haja aglomerações dentro da UBS (Unidade Básica de Saúde).

Os pacientes que necessitarem de atendimento, de acordo com a queixa atual da doença – síndrome gripal ou desconforto respiratório deverão ter acesso à unidade pela Avenida Vitório Romanini, os demais pacientes que precisarem de atendimento farmacêutico terão sua entrada pela Rua Arno Kieffer, evitando desta forma o cruzamento entre pacientes e funcionários, o que poderia aumentar o risco de infecção para ambos.

Todos os atendimentos de rotina – hipertensos, diabéticos, vacinas, entre outros, de acordo com a necessidade, que eram feitos pela equipe de enfermagem e médica desta unidade, serão temporariamente transferidos para outras e desta forma, nenhum dos pacientes deixarão de ser atendidos.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Segundo a Prefeitura, está é mais uma medida que a Secretaria de Saúde irá adotar para frear o avanço do vírus em Adamantina.

A Prefeitura mantém as recomendações:

  • Fique em casa, e evite sair sem necessidade.
  • Evite aglomerações, caso seja de necessário sair de casa, use uma máscara de proteção facial.
  • Reforce as medidas de higiene pessoal como a lavagem adequada das mãos por 20 segundos com água e sabão, além de utilizar álcool em gel sempre que não houver a possibilidade de lavá-las.
  • Reforce também as medidas de etiqueta respiratória que são cobrir boca e nariz com o braço sempre quando for tossir ou espirrar, evite tocar o rosto com as mãos, principalmente olhos, nariz e boca.
  • Não compartilhe objetos pessoais; e em casos de sintomas como tosse seca, espirros frequentes, febre e/ou dificuldade respiratória ligar para a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Conteúdo anteriorApós ação do Ministério Público, Prefeitura de Osvaldo Cruz edita regras para fiscalização do comércio
Próximo conteúdoSincomercio protocola novo pedido de reabertura do comércio na Prefeitura de Adamantina