11.9 C
Adamantina
segunda-feira, 7 julho, 2025

Vacinação contra gripe é prorrogada; Rinópolis ultrapassa a meta de imunização

Após determinação do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o país até 30 de junho. O objetivo é imunizar 90% da população prioritária.

A cidade de Rinópolis superou a meta determinada pelo Governo Federal. Até o momento 95% do grupo de risco foram imunizados contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Mas, a diretora de Saúde Jocilandra Yamasaki faz apelo especial para as gestantes e mães de crianças de seis meses até cinco anos, que devem ainda receber as vacinas.

- Publicidade -

“Estas populações ainda não atingiram a meta. É importantíssimo, neste momento, que o maior número possível de pessoas destas faixas etárias esteja protegida”, ressalta.

Embora a vacina não proteja contra o coronavírus, ela reduz a circulação da gripe entre a população, bem como complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19 já que os sintomas são parecidos e ajuda a reduzir a procura pelos serviços de saúde.

“Não tivemos dificuldades para vacinação, mesmo com a pandemia, pois elaboramos estratégias que foram muito bem aceitas pela população e atingiram seus objetivos, que eram evitar as aglomerações, ser rápido, ter eficiência e eficácia. Foi muito tranquila a vacinação na cidade, mesmo neste tempo de pandemia que tudo está tão difícil”, diz Jocilandra.

A cidade tem dois locais de vacinação: Centro de Saúde e PSF Antenor Carlos de Matos (Jardim São Mateus). Ambos funcionam das 7h às 17h. “Não esqueça de levar sua caderneta de vacinação”, pede a diretora de Saúde.

 

Publicidade