22.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Diocese de Marília libera volta das missas a partir do dia 22

Em decreto divulgado nesta sexta-feira (31), a Diocese de Marília liberou o retorno gradual das celebrações litúrgicas públicas a partir do dia 22 de agosto. A volta das missas deve seguir atentamente as orientações Litúrgico-Pastorais definidas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Segundo o documento assinado pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini, os párocos ou administradores paroquiais devem dialogar com os poderes públicos de cada município da Diocese sobre as restrições e orientações locais para cada paróquia, de acordo com as orientações dos respectivos órgãos de Vigilância Sanitária.

- Publicidade -

Em Adamantina, uma reunião na quarta-feira (5) entre os padres das paróquias Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e Santo Antônio de Pádua dará início as tratativas para retomada das celebrações, seguindo as medidas que preservem a saúde dos celebrantes e fiéis e, ao mesmo tempo, que estejam em comum acordo com as determinações municipais.

Ainda, o Decreto Diocesano dispensa do preceito dominical (obrigatoriedade de ir à missa aos domingos) o grupo de risco da Covid-19 e os católicos “que, por situações particulares como de cuidado direto de idosos e doentes, tenham objeção de consciência para participar das celebrações públicas”.

“Por conseguinte, peço que as iniciativas de missas transmitidas por meios digitais continuem a acontecer, a fim de favorecer aqueles que ainda não podem ou não se sentem preparados para voltar às missas presenciais. Continuam suspensas outras pastorais que envolvam aglomerações de fiéis como reuniões e cursos de formação pastoral”, ressalta o documento.

A CNBB destaca que as ‘Orientações Litúrgico-Pastorais para o retorno às atividades presenciais’ foram elaboradas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia a partir de experiências de dioceses do Brasil e do exterior. “Cabe, contudo, ao bispo de cada Igreja Particular, à luz de cada realidade local, orientar os fiéis neste retorno às atividades presenciais”.

https://www.cnbb.org.br/cnbb-envia-aos-bispos-do-brasil-orientacoes-liturgico-pastorais-para-retorno-as-atividades/

Publicidade