21.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Carne de porco: com que vinho eu vou?

Carne de porco é branca ou vermelha!

Depende. O lombo e a picanha são brancas e a costelinha, o pernil e a paleta tendem a vermelha;

- Publicidade -

Mas toda carne de porco, apesar de conter muita gordura, é delicada e por isso, mesmo as partes vermelhas, vão bem com vinho branco.

Foi o que fiz com uma costelinha assada ao forno, temperada com sal grosso, suco de laranja e limão, páprica doce e cominho, harmonizei cum um branco chileno, da uva Pinot Grigio.

Os vinhos brancos, por serem ácidos e servidos em temperaturas mais baixas, refrescam a boca, limpando a gordura deixada pela carne, resultando numa combinação agradável e prazerosa.

Os vinhos de Pinot Grigio são leves, vivazes, intensos e delicados, bons para serem harmonizados com carne suína, peixes e canapés.

O vinho que eu harmonizei foi o Errazurias, Estate, Pinot Grigio, 2018, comercializado no Brasil pela Grand Cru.

É um vinho de cor amarelo palha, límpido, aromático, com nuances de maça verde, pera, limão e lima, de sabor intenso, com alta acidez e muita refrescância, harmonizou muito bem com o assado.

Outros vinhos brancos também casam muito bem com a carne de porco:  para o lombo e a picanha, o Sauvignon Blanc, o Chenin Blanc e o próprio Pinot Grigio harmonizam satisfatoriamente. Já para as partes vermelhas, os Chardonnays, Muscat, Riesling e Viognier fazem belo par.

Experimente essa combinação e você irá se surpreender, sobretudo nesse período de calor em que estamos entrando.

Um brinde!!!

Publicidade