17 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

OAB-SP empossa nova diretoria da Comissão Especial de Defesa dos Advogados de Conselhos Profissionais

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo) realizou, na quarta-feira (2), a sessão solene virtual de posse da diretoria e dos integrantes da nova Comissão Especial de Defesa dos Advogados de Conselhos Profissionais. A presidência da Comissão ficará a cargo do dr. Hélio Vieira Malheiros Junior e, a vice-presidência será comandada pelo dr. Holmes Naspolini, também superintendente jurídico do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).

Durante a sessão, Malheiros lembrou que a ideia de criar a Comissão surgiu de encontro institucional entre o presidente do Crea-SP, Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos. “Vamos propiciar a troca de experiências, atender os anseios da advocacia presente nos conselhos profissionais e promover estudos e debates que resultarão na defesa dos referidos conselhos”, garantiu o advogado adamantinense.

- Publicidade -

Vinicius Marchese considera a iniciativa brilhante e vê a nova Comissão como um primeiro passo de uma relação institucional entre duas entidades que têm um papel muito importante perante a sociedade e os profissionais. “Temos uma responsabilidade que nos obriga a entregar resultados e atender demandas. Não são tarefas simples. É necessário destacar que o mundo passa por um processo de transformação, em que resultados e serviços serão exigidos, ainda mais num momento em que o nosso país vive um processo de cobrança cada vez maior do setor público”.

O presidente do Crea-SP afirmou que a criação da Comissão pode marcar o início de um trabalho conjunto, de comissões multidisciplinares com propósito de discutir problemas e soluções. “Assim, seremos reconhecidos como entidades com papel fundamental na vida das pessoas. Essa relação entre OAB-SP e Crea-SP pode ser um laboratório de boas práticas. Com a Engenharia e Advocacia juntas, o resultado será muito interessante”, disse.

RECONHECIMENTO

Na avaliação de Holmes Naspolini, a nova Comissão representa um reconhecimento e distinção da advocacia desempenhada junto aos conselhos profissionais. “Visamos, sem dúvida, o aperfeiçoamento da nossa profissão, mas também a defesa da ética e da sociedade em geral. Ressalto que, no Sistema Confea/Crea, onde atuo, essa valorização acontece sempre”.

O vice-presidente da nova Comissão esclareceu que, entre as metas, estão a identificação das demandas desses profissionais, verificação das condições e da estrutura de trabalho oferecidas, a autonomia e independência funcional de cada um deles. “A comissão surge como defesa das prerrogativas e capacitação para os advogados dos conselhos”.

Na visão do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, a nova Comissão representa ainda uma possibilidade de interlocução necessária entre os integrantes dos poderes públicos. “Podemos ser vistos como vozes vivas e verdadeiras organizações da sociedade civil”. Também foram empossados durante a sessão os membros efetivos da Comissão: Doutora Rita de Cassia Melo Castro, Doutor Roberto Tadao Magami Junior, Doutor Rodrigo de Maio e Doutor Walmir de Gois Nery Filho (também do Departamento Jurídico Crea-SP). Participaram da solenidade Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo; Margarete de Cássia Lopes, secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo e Sidnei Alzídio Pinto, conselheiro Seccional da OAB São Paulo.

Publicidade