16.7 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Cuidar ou desfalecer

A palavra cuidado parte da ação cuidar. O homem desde princípio buscou cuidar do que era seu. Este ato demanda atenção, que também é sinônimo do mesmo. Ao vislumbrarmos esse bom propósito que brota de uma experiência até mesmo familiar, o homem é seduzido a dar continuidade a esta boa ação.

Na atual conjuntura, que estamos vivendo, torna-se cada vez mais intrínseco a atitude de cuidar do outro. Pois, compreende-se que a vida é sagrada e inestimável. Colocar-se a cuidado do ser humano no todo, é remediar atitudes contrárias que podem prejudicar o bem-estar do cidadão (a). Ora vivemos uma turbulência que é a covid-19, quando não cuidamos do outro podemos levá-lo ao desfalecimento.

- Publicidade -

Contudo, o cuidado não pode ser ligado a pandemia, ele deve estar presente na sociedade, como um todo. Pois, como diz Santo Antônio: “Cuidar é próprio de quem ama”, quando à amor logo terá cuidado, as expressões de cuidado que são plantadas hoje serão colhidas no futuro próximo. Uma sociedade sem cuidado pode-se afirmar que será uma sociedade que falecerá perante o cansaço da ignorância e prepotência.

Conserve na sua vida o ato de cuidar. Na etimologia desta palavra que vem do latim “cogitare”, no seu sufixo está o verbo “agitare” quem vem de “agere”, que traduzindo para nossa língua quer dizer: AGIR. Quando cuidamos, logo estamos agindo para o bem-estar do próximo.

Nessa perspectiva, façamos uma autoavaliação de nossa rotina e ações e identifiquemos quantas sementes de cuidados plantamos ao longo do dia, pois como diz a belíssima oração de São Francisco de Assis: “É dando que se recebe”.

Unamo-nos aos profissionais da área da saúde nesse bom propósito que é cuidar dos que sofrem, que Deus nos inspire tão grande dom.

Que seja cada vez mais fomentado na comunidade o ato de Cuidar.

Publicidade