17 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Geração de emprego desacelera em abril na microrregião, aponta Caged

A microrregião de Adamantina teve desaceleração na geração de emprego, mesmo assim fechou abril com saldo positivo pela quarta vez em 2021. Foram 107 vagas abertas no quarto mês do ano. A informação foi divulgada na quarta-feira (26), pelo Ceged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Após o fim de 2020 com desempenho negativo em parte dos 14 municípios que formam a microrregião, o resultado voltou a ficar satisfatório no início deste ano, chegando ao saldo de 855 empregos formais em fevereiro.

- Publicidade -

Porém, as medidas de contenção da pandemia, como as restrições para o funcionamento de diversas atividades consideradas não essenciais, colaboraram para a desaceleração. Em paralelo, há perda no poder aquisitivo do consumidor.

No mês de março foram criados 568 postos de trabalho com carteira assinada e agora, em abril, apenas 107 novas oportunidades abertas.

“A desaceleração se deve a segunda onda da covid. Havia uma expectativa desde ano a economia ser reativada, mas ainda nem todos os setores funcionam, nem todos estão abertos normalmente. E isso se reflete nas contratações. O saldo é ainda positivo porque os prejuízos no último ano foram grandes, e várias áreas necessitavam fazer contratações para retornar as atividades e produção”, explica o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), Sérgio Vanderlei.

O agronegócio e serviços são os principais geradores de emprego na microrregião. Em 11 das 14 cidades, os setores sobressaíram em comparação com as demais áreas da atividade econômica.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Bianco, observa a queda no número de demissões no último mês em todo o país. “Observamos uma queda nas demissões, ainda que tivemos um mês impactado pela pandemia, mesmo ainda sem o benefício emergencial ter sido lançado. Isso demonstra confiança dos empregadores e dos trabalhadores nas medidas do governo”, explica.

O saldo nacional de abril, de 120.935 postos de trabalho formais, foi resultado de 1.381.767 admissões e 1.260.832 desligamentos. “Hoje temos ainda mais de 14 milhões de desempregados, recorde da série histórica. A economia não está se recuperando totalmente”, ressalta Sérgio Vanderlei.

GERAÇÃO DE EMPREGO NA MICRORREGIÃO

Dados do Ministério da Economia

                                        Em abril        No ano         

Adamantina                       +152              +610

Flora Rica                           +9                   +2

Flórida Paulista                   +21                +241

Inúbia Paulista                     -1                  +13

Irapuru                               +7                   +6

Lucélia                              -133               +11

Mariápolis                          +4                   +7

Osvaldo Cruz                     +44                 +205

Pacaembu                          -1                    +34

Parapuã                             +36                +379

Pracinha                            +4                   +9

Rinópolis                            +13                +16

Sagres                                +1                   +1

Salmourão                        -49                  +131

Publicidade