23.2 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Ministério da Saúde reconhece iniciativa de Parapuã no fortalecimento da atenção primária na pandemia

O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de covid-19. Durante a reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite) do último dia 24, representantes de três dessas cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipais de saúde.

Na microrregião de Adamantina, apenas a cidade Parapuã foi homenageada devido ao trabalho pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS). O Município ficou na quarta colocação do estado de São Paulo.

- Publicidade -

Além disso, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.

“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o Governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara.

São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho. Dentre os critérios estão: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exame citopatológico; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

“É um reconhecimento do trabalho do Setor da Saúde. Lógico que há um investimento da Prefeitura, mas o resultado é fruto do empenho de todos os servidores. Agradecemos também a secretária Regiane pelo belo trabalho, que é difícil devido as demandas, porém, exerce juntamente com a equipe muito bem a função. E agora o trabalho foi reconhecido, algo inédito e importante para a Saúde de Parapuã”, pontua o prefeito Gilmar Martin Martins.

Publicidade