20.9 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Psicóloga Marcela Zanardi fala sobre TDAH em adultos

Todos nós já ouvimos falar de crianças hiperativas, que não prestam atenção em nada, vivem a ‘mil’, correm de um lado para o outro e que, por esses comportamentos, acabam recebendo rótulos de rebeldes, mal-educadas e desobedientes. Mas, também, é comum ouvirmos histórias de adultos que são impacientes, desorganizados, que esquecem os compromissos.

Dependendo da intensidade e frequência desses comportamentos, podem ser característicos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, o TDAH, que costuma se desenvolver na infância, acometendo ambos os sexos, independente de escolaridade, situação socioeconômica, fatores culturais e conflitos psicológicos.

- Publicidade -

Conforme a psicóloga clínica Marcela Maria B. Zanardi, alguns sintomas que podem ser encontrados em adultos com TDAH são: dificuldade de seguir rotina, ouvir e esperar a vez de falar, rendimento abaixo de sua capacidade intelectual, procrastinação e dificuldade nos relacionamentos.

“Você provavelmente conhece ou convive com um adulto com TDAH: costuma esquecer-se de pagar as contas, perdem chaves, esquecem reuniões. Isso não significa que uma pessoa com TDAH seja incapaz de realizar algo com maestria, mas se ela estiver consciente de seus pontos fracos, os fortes, seguir um tratamento de maneira correta (medicação e terapia), as estratégias podem auxiliá-la para que tenha uma vida de sucesso”, esclarece a profissional.

ALGUMAS DICAS

:: Pratique exercícios: melhora o humor, ajuda a gastar o excesso de energia, alivia o estresse;

:: Durma bem: poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH e diminuiu a capacidade de manter o foco durante o dia;

:: Alimente-se bem: comer bem ajuda a diminuir a distração;

:: Use agenda: quanto mais você utilizar, irá organizar o seu comportamento.

Faça agora! Evite a procrastinação, o ‘deixe para depois’;

:: Defina prioridades: primeiro as mais importantes do dia e depois as de menor importância;

:: Tudo ao seu tempo: faça uma tarefa de cada vez; e

:: Aprenda a dizer não: a impulsividade faz com que aceite muitos projetos, compromissos de uma vez sem antes avaliar. Isso pode gerar sentimento de frustração, incompetência, baixa autoestima, por não conseguir finalizar nenhum. Verifique se realmente pode aceitar um compromisso, trabalhe de maneira que não irá te prejudicar.

SERVIÇO

A psicóloga clínica Marcela Maria B. Zanardi atende adolescentes e adultos na avenida Rio Branco, 1799 – Adamantina (I.E.O.). Informações: (18) 3522-8331.

Publicidade