16.7 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Duas escolas estaduais de Adamantina terão ensino integral em 2022

O governador João Doria anunciou, na segunda-feira (12), a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao PEI (Programa de Ensino Integral) a partir de 2022. Quinze escolas da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina foram contempladas e adotarão o sistema a partir do ano que vem.

Duas unidades ficam em Adamantina. As escolas Fleurides Cavalini Menechino e Durvalino Grion se unem ao Helen Keller, que foi incluído no Programa em 2020.

- Publicidade -

As outras instituições na área da Diretoria de Ensino estão em Panorama (2), Salmourão, Junqueirópolis, Inúbia Paulista, Nova Guataporanga, Monte Castelo, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Osvaldo Cruz, Santa Mercedes e Flórida Paulista.

ENSINO INTEGRAL

De acordo com o Governo paulista, o PEI foi criado em 2012 e potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um modelo de gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Os investimentos na jornada integral refletiram em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa. As escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6. Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs, sendo que 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.

Publicidade