A biblioteca de Adamantina ganhou mais cor e vida na terça-feira (31), quando obras de artes foram expostas na calçada do espaço cultural. Quem passava pelo local se admirava com as pinturas em tela, que possuem a assinatura do artista Alexandre Queiroz, de 27 anos.
A exposição segue até esta sexta-feira (3), mas na área interna da biblioteca. A beleza dos traços do adamantinense pode ser observada até às 17h.
A singularidade de cada trabalho torna ainda mais especial a exposição. Autodidata, o artista local ressalta que as pinturas são uma “forma supra real de enxergar o mundo”. “Eu desejo transmitir minha forma de observar, e que isso toque de algum jeito o observador. E que consiga também enxergar com sua própria singularidade a minha supra realidade”, pontua.
Ele não tem uma lembrança clara de quando se despertou para a arte. Algo irrelevante, pois o talento supera qualquer contato externo, sendo um dom inspirado e enriquecido internamente.
“Não tenho lembranças marcantes na escola pelo gosto das artes. Comecei desenhando retratos de amigos e depois entregava os desenhos para eles. A partir daí fui incentivado a continuar, e então comecei a fazer pintura em telas”, relembra.
No início, Alexandre improvisava com materiais que encontrava e reutilizava, como lápis de maquiagem, carvão, pincéis improvisados e até hoje segue nesse processo de usar o que tem em mãos. Atualmente faz pinturas em tela com tinta óleo, tinta acrílica, grafite, carvão e aquarelas e não segue nenhum padrão artístico.
“Comecei desenhando pessoas que eu observava no dia a dia, mas, têm vários artistas que admiro de diferentes épocas e estilos. O que mais aprendi a meu respeito é que me sinto motivado quando inspiro outras pessoas com o meu trabalho. A arte se tornou meu combustível para seguir em frente e encarar a realidade e tudo que me cerca”.
No momento, o foco do adamantinense é ganhar espaço nacionalmente, divulgando as pinturas pelas redes sociais. “Ser artista profissional no Brasil e viver disso não é algo tão simples. Eu vendo minhas artes, porém, acaba indo para outras regiões. Também tenho outras fontes de rendas no momento. Como disse, não é tão fácil se tornar um artista plástico no Brasil”.
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho de Alexandre Queiroz basta segui-lo no Instagram: @dealexandrequeiroz.