
A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (22), a Operação Hemera, que resultou na prisão de três criminosos acusados de integrar um grupo que aplicada o ‘golpe do motoboy’ em Adamantina. Pelo menos dois idosos foram identificados como vítimas da organização. O prejuízo causado foi de mais de R$ 16 mil.
Conforme nota à imprensa, o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão foi em São Paulo (SP). As investigações tiveram início em agosto deste ano, pela DIG de Adamantina (Delegacia de Investigações Gerais).
Neste modelo de crime, o grupo convencia os idosos a entregarem cartões bancários a um falso motoboy. O contato era feito por telefone e os estelionatários falavam que o cartão da vítima estava com problema e que precisaria ser substituído. Para isso, um suposto funcionário do banco seria enviado até a residência da pessoa para recolher o cartão bancário.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão e uma pessoa ainda está foragida, enquanto outras três estão presas preventivamente.
Foram apreendidos cinco aparelhos celulares, que passarão por perícia e análise técnica. A Polícia Civil suspeita de que possa haver mais vítimas em outras cidades do estado de São Paulo.
A Operação Hemera, cujo nome faz alusão à deusa da mentira na mitologia grega, contou com o apoio do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) e da Divisão de Capturas, com a participação de 32 policiais civis em oito viaturas.
