O mercado de trabalho em Adamantina seguiu em reação no mês de outubro. Dados divulgados na terça-feira (30), pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostram que a cidade criou 237 vagas de trabalho formais, com carteira assinada. O número corresponde à diferença entre admissões (548) e demissões (311) feitas no período.
Até então, o mês com maior saldo desde o início da pandemia havia sido fevereiro deste ano, quando a cidade teve resultado favorável de 194 contratações. Em outubro de 2020 foram geradas apenas 15 oportunidades, conforme o Ministério da Economia.
O setor de serviços impulsionou o saldo positivo este ano. Foram criadas 225 vagas no segmento em outubro. A indústria também contratou mais que demitiu. Em contrapartida, o comércio, a construção civil e a agropecuária ficaram no negativo.
Conforme o levantamento, o saldo é de 1.063 de novas vagas nos 10 primeiros meses deste ano.
NACIONAL
Ainda, segundo o Ministério do Trabalho, foram gerados 253.083 empregos com carteira assinada em outubro no país. Como em Adamantina, o setor de serviços gerou 144,6 mil postos de trabalho.
No comércio, foram criadas 70,3 mil vagas. Em terceiro lugar, o setor da indústria teve saldo de 26,6 mil novos empregos.
Os estados de São Paulo (76,9 mil), Minas Gerais (21,3 mil) e Rio de Janeiro (19,7 mil) foram as unidades da federação que mais geraram postos de trabalho.