
Cerca de 50 prefeitos de todo o país, que estão à frente das associações municipalistas, participaram de encontro com governo federal na segunda-feira (21). Representando as cidades do Oeste paulista, os presidentes da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), prefeito de Rinópolis José Ferreira de Oliveira Neto, e da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), prefeito de Presidente Prudente Ed Thomas, também participaram da reunião em Brasília.
No encontro, a União adiantou que pretende auxiliar as cidades por meio das associações. “A ideia é fortalecer as entidades representativas para que consigam auxiliar os municípios associados, já que conhecem a realidade de cada região”, explica Neto.
Também, durante a reunião, o governo federal lançou um programa de qualificação administrativa. O Escola Federativa permitirá que os gestores dos municípios adquiram conhecimentos para aprimorar a formulação de políticas públicas no país.
A ferramenta agrega conteúdos gratuitos como cursos, seminários e oficinas para capacitar servidores públicos e agentes políticos municipais, além de atividades de intercâmbio de boas práticas de governança e gestão. Os conteúdos estão divididos em temas como educação, infraestrutura, gestão de pessoas, e compras, contratos e licitação.
“Tivemos ainda encontros com os ministros, quando apresentamos os desafios enfrentados pelas prefeituras e a necessidade de mais recursos e melhorias para as administrações municipais. A Amnap precisa ser ouvida e, nestas reuniões, podemos mostrar às nossas necessidades e reivindicações”, ressalta Neto.