‘Mulheres que inspiram’, reconhecimento organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo às adamantinenses de destaque, recebe indicações de nomes até segunda-feira (28). Ao todo, serão 100 homenageadas devido ao trabalho de impacto que realizam em Adamantina, conhecidas e anônimas.
Por meio das redes sociais da pasta (Instagram: @culturaeturismodeadamantina e Facebook: /vivaculturadamantina), a população pode sugerir cinco nomes de mulheres que se diferenciam na comunidade local. As mais votadas passarão por outro processo de seleção, explica Sérgio Vanderlei, secretário de Cultura e Turismo.
“A pesquisa realizada pelas nossas redes sociais contribui bastante. Surgiram vários nomes, mas não será nossa única base de indicação. Muitos nomes vieram por sugestões de conselhos, grupos e instituições representativas, como, por exemplo, a engenheira a ser homenageada veio por indicação do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), a professora estadual por indicação da Diretoria de Ensino e assim por diante”.
O objetivo do evento, marcado para 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é ressaltar as adamantinenses que lideram mudanças e fazem a diferença ainda mais neste período pandêmico, com crise econômica, avanço da fome e mudanças climáticas.
“Mulheres que inspiram. Como o próprio nome do evento diz buscaremos homenagear uma mulher de, praticamente, um segmento profissional. São médicas, enfermeiras, policiais, bombeiras, professoras, políticas, presidentes de entidades e de ONGs, representantes de coletivos e tantas outras. Mulheres que inspiram pelo trabalho que desenvolvem dentro da nossa sociedade. Obviamente que teríamos mais de 1 mil merecedoras dessa singela homenagem, mas, as que traremos para esta noite, representarão a força de todas as adamantinenses. Mulheres que fazem a diferença e que ajudam na construção de um mundo melhor”, reforça.
Além das homenagens, o evento terá outras surpresas, não adiantas pela Secretaria de Cultura e Turismo. “Infelizmente, devido ainda à situação pandêmica, o evento será limitado para 70% da capacidade do anfiteatro. Fora as homenageadas, teremos disponíveis apenas 40 convites ao público, que podem ser retirados com antecedência na Biblioteca Pública”, finaliza Sérgio Vanderlei.