14.6 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Adamantina abre 97 postos de trabalho em fevereiro; 21 são ocupados por jovens aprendizes

Adamantina registrou também em fevereiro saldo positivo na geração de emprego formal. Com os números de janeiro, a cidade atinge 268 postos de trabalho abertos em 2022 – resultado inferior ao do ano passado, quando foram criadas 317 oportunidades no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), que foram apresentados hoje (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Neste ano, Adamantina registrou 919 admissões contra 651 desligamentos. Se considerar apenas o levantamento de fevereiro, o município teve saldo de 97 empregos, sendo que 21 foram ocupados por jovens aprendizes (de 14 a 24 anos). E houve somente um contrato na modalidade de trabalho intermitente, quando é exercido de forma esporádica.

- Publicidade -

Os setores de serviços e construção civil impulsionaram o resultado positivo. A indústria e agropecuária também contrataram mais do que demitiram neste início de ano. Apenas o comércio fechou mais vagas de trabalho do que abriu em 2022.

Saldo por agrupamento de atividade econômica em Adamantina no ano de 2022 | Dados: Ministério da Economia e Previdência (Novo Caged)

NACIONAL
O Brasil fechou fevereiro com a criação de 328.507 empregos formais. O saldo foi resultado de 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de desligamentos. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, foi o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2010, perdendo apenas para 2021, quando o saldo foi de 397.915 postos.

De acordo com o secretário executivo do Ministério, Bruno Dalcolmo, esta foi a primeira vez que o total mensal de admissões superou 2 milhões de vagas, considerando a série com declarações feitas dentro do prazo. O secretário, entretanto, destacou que o resultado não pode ser considerado estrutural e que a tendência é de redução nas contratações.

“O que vemos aqui em fevereiro de 2022 do ponto de vista das admissões é algo importante a ser notado. Pela primeira vez estamos acima de 2 milhões de contratações. É claro que não é possível se afirmar que é algo estrutural e que permanecerá nesse patamar”, disse. “Temos já registrado que é natural que se espere alguma desaceleração com relação ao nível de contratação do ano passado. É um processo natural, as empresas não continuarão contratando naquele ritmo do ano passado para sempre”, acrescentou.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade