23.2 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Marcio Cardim comemora as inúmeras conquistas de Adamantina e projeta a cidade para o futuro

Em clima de comemoração do aniversário de Adamantina, o Impacto entrevistou o prefeito Marcim Cardim, que falou sobre as inúmeras e relevantes conquistas em todos os setores da cidade. Confira:

Impacto – Qual a sua avaliação de Adamantina de “ontem e de hoje” nesses 73 anos?

- Publicidade -

Marcio – Hoje, conseguimos colocar Adamantina em um patamar onde os grandes problemas do município foram resolvidos ou que estão encaminhados os projetos para tal. Agora, estamos avançando em questões para preparar Adamantina focando no desenvolvimento voltado ao futuro, para enfrentar os desafios que virão.

Na área da saúde, com uma Santa Casa completamente reformulada, sendo referência regional. Na educação, o foco é o ensino em tempo integral.

No Meio ambiente, estamos com a maioria dos problemas resolvidos, seja na questão do aterro sanitário, seja na produção de alimentos resilientes com compostagem produzida em nosso pátio, avançando bastante na questão de infraestrutura. ́Temos avançado em todas as áreas. Teremos uma usina fotovoltaica, já trocamos parte das lâmpadas de sódio por de LED.

Temos muitos eventos culturais e somos MIT. Isso tudo faz com que Adamantina se prepare para o crescimento econômico e para o futuro!

Impacto – Após todos esses anos de mandato, qual a sua avaliação desse período e qual o legado que o sr. quer deixar na história?

Marcio – Após praticamente 5 anos e meio, a gente começa a perceber que conseguimos resolver os principais problemas que afligiam a cidade. Com isso, podemos pensar em deixar um legado para a nossa sociedade, mas o maior legado que um gestor público pode deixar é a consciência da população, caminhando de mãos dadas.

Desde que tenhamos uma gestão séria, honesta e que trabalha sempre pensando no bem-estar da população, isso reflete positivamente na conscientização da população em todas as áreas.

A população, tendo mais respeito no trânsito, cuidar do meio ambiente e de sua cidade, respeitar mais as pessoas, entender que não existe dinheiro para fazer tudo de uma vez, mas sim com planejamento.

Assim é o poder público: o maior legado não é

uma obra, uma galeria, um recapeamento, mas deixar a população consciente de que precisamos estar juntos. A população precisa buscar junto os objetivos para termos uma sociedade mais justa.

Desta forma, é importante essa conscientização para que a escolha de futuros gestores seja feita com amor pela cidade. A sociedade tem que fazer valer o voto.

Impacto – 2022 está sendo um ano marcado pelas discussões de desenvolvimento ecnômico, onde sua administração criou mais uma secretaria voltada para a área. O que os adamantinenses podem esperar deste ramo para os próximos anos? Isso será um divisor de águas?

Marcio – Sim, eu acredito que será um divisor de águas, porque todo trabalho que essa administração tem feito é pensando no desenvolvimento do município. Por isso, preparamos Adamantina para o futuro. Se pensarmos na saúde, agora temos um centro diagnóstico por imagens praticamente completo com a chegada da ressonância magnética. Assim, o município se torna referência regional.

Podemos citar também a própria conquista do MIT, onde nós já estamos aplicando os recursos para fazer do Turismo mais uma fonte poderosa de geração de emprego. Turismo pra gente é negócio. A instalação da FATEC, da Univesp, os projetos aprovados junto à União Europeia, o Euroclima +, a secretaria de desenvolvimento econômico, o projeto para a construção de uma usina fotovoltaica e do distrito industrial vem de encontro a projetar o município para o futuro.

Isso já é perceptivo em nosso município pela quantidade de novas empresas expandindo! Eu acredito que tudo isso que a equipe está fazendo é para se tornar um divisor de águas e, de novo, projetar Adamantina para o futuro.

Impacto – A harmonia entre os poderes é um dos pilares da constituição. Como o sr. avalia sua relação com o Legislativo atual?

Marcio – Realmente tem que haver uma harmonia entre o executivo e o legislativo, pois o executivo está para colocar todos os recursos em execução e o legislativo para analisar se o projeto vem favorecer um número importante da população.

A relação tem sido boa e os bons projetos têm sido aprovados e quem ganha com isso é a população.

Impacto – Quais das conquistas da sua administração o sr. considera um presente aos adamantinenses?

Marcio – Na realidade, temos conquistas importantes em diversas áreas, posso citar diversas. Na saúde, o fato de Adamantina estar se tornando referência regional é um presente importantíssimo e o que está faltando é só o aparelho de ressonância magnética entrar em funcionamento. Também o pronto socorro, centro cirúrgico e o CIS, que estavam completamente abandonados. Tivemos ainda inaugurações de unidades básicas de saúde.

Na educação, temos avanços relevantes, como a implantação de ares condicionados em todas as salas de aula e agora estamos avançado para a parte da educação em tempo integral nas escolas estaduais e vamos implementar no ensino municipal. Já no ensino superior, destaque para a chegada da FATEC projetando 4 cursos e a Univesp.

Na área de cultura e turismo, grandes avanços colocando Adamantina como MIT e a retomada dos eventos. No esporte, estamos realizando várias competições e recentemente a conquista da permissão de uso da área de 18 mil m2, que irá abrigar a pista de atletismo.

Na Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o projeto de compostagem que atende aproximadamente 100 agricultores familiares e possibilita aumento da produção em 50% é uma conquista importante. Na Assistência Social, aumentamos o número de famílias assistidas.

Estamos prestes a realizar várias inaugurações: Museu Municipal, Casa Afro, Poupatempo, CIEB- Centro de Inovação da educação Básica, Cozinha Alimento e Praça Élio Micheloni.

O Parque dos Pioneiros é, sem dúvida, neste momento, a maior obra concretizada! Novos espaços, paisagismo, parques, várias modalidades esportivas são um leque de opções de entretenimento para os adamatinenses diariamente!

A Secretaria de Planejamento tem desempenhado um papel fundamental na elaboração desses projetos. Sim, temos muito a comemorar, mas o trabalho não para por aqui, vamos avançar ainda mais, pois estamos preparando Adamantina para o futuro!

Publicidade