22.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Agronomia da UniFAI promove oficina sobre avaliação de processos erosivos a estudantes

Dando início às atividades de extensão de 2023, a coordenação do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), com apoio da Associação Atlética Acadêmica de Agronomia (AAAAU), programou uma oficina com o tema “Avaliação de Processos Erosivos”, coordenada pelo Dr. Afonso Peche Filho, pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro na Área Experimental de Fitotecnia da UniFAI, no Câmpus II, com a participação de professores e estudantes do curso de Agronomia. Também houve a participação dos alunos da ETEC Eng. Herval Bellusci de Adamantina.

- Publicidade -
Estudantes e docentes participam de oficina ministrada por pesquisador do IAC | Foto: Prof. José Carlos Cavichioli

Inicialmente, constou de uma visita “aula” no local da voçoroca do Câmpus II da UniFAI e, na sequência, uma oficina sobre a “Avaliação de Processos Erosivos” para dialogar a respeito de técnicas de caracterização da vulnerabilidade ambiental do local, bem como das variáveis relacionadas com a proposta de projeto para recuperação do impacto ambiental localizado.

A oficina foi iniciada pelo docente do curso de Agronomia da UniFAI, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, responsável pelas disciplinas de Geologia e Mineralogia e Manejo e Conservação do Solo e Água. O professor fez uma retrospectiva histórica do processo erosivo, citando as causas e consequências, assim como explanou sobre o projeto didático-pedagógico de recuperação da área elaborado com seus alunos.

Em seguida, fez uso da palavra o Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, da disciplina de Solos do curso de Agronomia, que explicou sobre a formação do solo local e suas implicações com a dinâmica dos processos erosivos. O professor destacou a contribuição do evento como instrumento didático na busca de soluções semelhantes. Participaram da oficina, os docentes Dr. José Carlos Cavichioli, coordenador do curso e organizador do evento, Dr. Denílson Burkert e Dra. Eliana Cristina Generoso Konrad.

Coordenador do curso, José Carlos Cavichioli, e o pesquisador do IAC, Afonso Peche, em dia de oficina | Foto: Divulgação

Na terceira etapa da oficina, Afonso Peche explanou sobre a importância de uma avaliação criteriosa na recuperação de um processo erosivo. O pesquisador apresentou uma proposta metodológica para a “leitura técnica do cenário erosivo”, destacando a dimensão hidrológica envolvida. A representação esquemática do “cenário erosivo” permitiu organizar um “Inventário das Necessidades Conservacionistas” indicando as medidas fundamentais para recuperação da área.  Segundo o pesquisador, o “inventário de necessidades” é o principal instrumento para nortear a elaboração de uma proposta de intervenção técnica no local.

Na sequência, Afonso coordenou uma atividade prática envolvendo alunos e professores no sentido de esquematizar e compartimentar a área de influência do processo erosivo destacando em cada compartimento as “obras” necessárias para restaurar as funcionalidades hidrológicas de interceptar a chuva, infiltrar, armazenar, conduzir e dissipar todo volume de água direcionada para o local.

Finalizando a oficina, os participantes decidiram elaborar uma proposta de intervenção técnica do local e, posteriormente, enviar ao reitor da UniFAI para avaliação.

De acordo com o coordenador do curso, engenheiro agrônomo José Carlos Cavichioli, este evento foi de fundamental importância para a troca de informações entre professores, estudantes e o pesquisador, que possui um vasto conhecimento na área e que se propôs a auxiliar na elaboração de uma proposta de recuperação para o local.

Por Prof. Dr. José Carlos Cavichioli

Revisão de Priscila Caldeira/UniFAI

Estudantes e docentes participam de oficina ministrada por pesquisador do IAC | Foto: Divulgação
Publicidade