13.4 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Mutirão ‘Bota a Dengue para Fora’ chega à região central de Adamantina

A partir de hoje (22), as equipes de agentes comunitários de saúde, da Prefeitura de Adamantina, percorrerão a área central da cidade começando pela Alameda Padre Nóbrega até a Josefina Dall’Antonia Tiveron (linha férrea) e partindo da Rua Rui Barbosa até Rua Mario Oliveira/Rua Brigadeiro Luiz Antônio, orientando para que os moradores coloquem na calçada recipientes que acumulem água.

Posteriormente, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e a de Obras, farão o recolhimento dos itens que foram descartados para a destinação correta.

- Publicidade -

Entre os itens mais coletados nos bairros em que as equipes já passaram estão: galhos, sofá, colchão, entre outros. A Prefeitura de Adamantina reforça que além de itens descartados, a população deve colocar para coleta pratos de vasos de plantas, pneus, garrafas, recipientes que acumulem água.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Adamantina já tem 1164 casos de dengue confirmados, 2550 notificações, um óbito descartado para a doença e mais 6 suspeitos.

“Pedimos que a população colabore! A Prefeitura está trabalhando com suas equipes, orientando e recolhendo o que acumula água, mas a população precisa olhar os quintais, pois tem chovido de forma considerável”, afirma Franciele Anselmo, secretária de Saúde.

Município recebeu 30 litros do inseticida que combate o mosquito Aedes aegypti na fase adulta | Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

APLICAÇÃO DE INSETICIDA

O município recebeu 30 litros do inseticida que combate o mosquito Aedes Aegypti na fase adulta. A quantidade recebida será usada na região central que concentra o maior número de casos positivos e que estão sob investigação, seguindo critérios técnicos recomendados pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD).

ATENDIMENTOS NAS UBSs

Todos os munícipes que apresentarem sintomas de dengue devem procurar a sua unidade básica de saúde que é referenciada. No local, dependendo da situação clínica, o paciente já está recebendo a hidratação e fazendo a coleta do exame de sangue para a sorologia.

Diferentemente do que vinha acontecendo, agora o custeio dos exames fica a cargo do município e eles não serão mais enviados para o Instituto Adolfo Lutz de Marília agilizando os resultados.

Publicidade