20.4 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Domingo de Ramos abre programação da Semana Santa nas paróquias de Adamantina

As celebrações da Semana Santa, para os católicos, começam neste Domingo de Ramos. O período é o mais importante momento litúrgico para a igreja. Adamantina vive de forma intensa esta data: as paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis se organizaram para apresentar fielmente a peregrinação de Jes­us Cristo, e uma verdadeira multidão costuma acompanhar e rezar, além de pôr em prática a tradicional vigília.

DOMINGO DE RAMOS

- Publicidade -

Neste domingo (8), oito missas celebram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Nestas celebrações, as comunidades costumam levar ramos de palmeiras.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizará três procissões: às 8h, saindo do Lar Cristão em sentido à Igreja Matriz; também às 8h, com saída da Fatec até a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e às 17h, saindo defronte a antena da FAI em sentido à Capela São João Batista. E, às 19h, haverá benção dos ramos e missa na Igreja Matriz.

Padre Afonso, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, durante procissão de Ramos no ano passado | Foto: Arquivo pessoal

Já na São Francisco de Assis, a procissão, benção e missa ocorre às 8h30. Os fiéis vão se encontrar na equina da Rua José Rivarolli com a Rua Nilton Keniti Morinaga, no Residencial Rio Branco, e seguem em oração para a Igreja Matriz, no Jardim Adamantina.

E, a Santo Antônio, celebra o Domingo de Ramos às 7h30, com procissão saindo da Praça Élio Micheloni em sentido à Igreja Matriz; às 11h, na Capela São Benedito; e às 19h, novamente na Igreja Matriz.

Além disso, será realizada uma arrecadação de valores em todas as paróquias para a Campanha da Fraternidade de 2023.

SEMANA SANTA

A programação da Semana Santa segue na Paróquia Nossa Senhora de Fátima com a Meditação das Sete Dores de Maria na segunda-feira (3), às 19h30, na Igreja Matriz. Já na São Francisco, a Meditação acontecerá na terça-feira (4), às 19h30.

Ainda, na terça, os padres de toda a Diocese de Marília se reúnem na Catedral de São Bento, em Marília, para a benção dos Santos Óleos para os Sacramentos.

Na quarta-feira (4), haverá a tradicional procissão de encontro da Nossa Senhora de Fátima. Os homens iniciam na Escola Champagnat e, as mulheres, na Escola Navarro de Andrade, se convergindo para a Igreja Matriz.

Tanto na Santo Antônio e na São Francisco será meditado a Via Sacra. Todas as programações de quarta iniciam às 19h30.

Na quinta-feira Santa, dia 6, é celebrada a Ceia do Senhor e Adoração a partir das 19h30, na Matriz de Fátima, e às 20h, na Santo Antônio e na São Francisco. Na sequência, os fiéis seguem em adoração e vigília até às 15h, de sexta-feira (7), quando ocorre a celebração da Paixão e Morte do Senhor.

No sábado (8) é realizada a principal celebração do ano para o católico: a Missa da Vigília Pascal. A Paróquia de Fátima celebra às 19h, na Capela São João Batista, e às 20h, na Igreja Matriz. E, as paróquias Santo Antônio e São Francisco, também às 20h, nas Igrejas Matriz.

E, no domingo (9), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima promove Procissão da Ressurreição, com saída às 6h, da Sede dos Vicentinos. Haverá café comunitário (levar algo para partilha).

Publicidade