14.6 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Com Tarcísio de Freitas, novo Pronto Socorro de Adamantina será inaugurado nesta sexta

Pronto Socorro contará com nova estrutura de atendimento | Foto: Divulgação

Após dois anos do início das obras de ampliação do Pronto Socorro da Santa Casa de Adamantina, a nova estrutura de atendimento será inaugurada nesta sexta-feira (16). A primeira etapa das melhorias já vai proporcionar um avanço significativo na qualidade do serviço, voltado para casos de urgência e emergência de pacientes com risco eminente de vida.

A divulgação da data foi feita pela Prefeitura de Adamantina no final da tarde desta terça-feira (13), quando o Município recebeu a confirmação da presença do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na inauguração do novo Pronto Socorro, que passará dos atuais 451,26m² de área construída para 1.152m² – ampliação de 547m².

- Publicidade -

O novo prédio conta com seis consultórios, salas de medicação, de coleta de exames, de inalação e de assistência social, recepção, triagem e banheiros. A obra custou R$ 1.355.000,00, valor disponibilizado pelo Centro Universitário de Adamantina, além de R$ 480.000,00 aplicados pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra o hospital.

Novo prédio do Pronto Socorro de Adamantina | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

No mês de maio, o Pronto Socorro local realizou cerca de 6 mil atendimentos e aproximadamente 500 internações, de pacientes de Adamantina e cidades vizinhas (Pacaembu, Lucélia, Pracinha e Inúbia Paulista).

Os números demonstram a importância do investimento no serviço, que passará a contar, em uma segunda etapa, com duas entradas: uma para atendimento de consultório e outra para casos de emergência.

“Com a inauguração deste novo prédio, que foi totalmente construído, iremos transferir todo o Pronto Socorro para este espaço e iniciar a reforma do antigo local, que contará com novos leitos de internação. As duas estruturas vão funcionar em conjunto, possibilitando a ampliação dos serviços”, ressalta Frei Messias Tamborelli, diretor da Santa Casa de Adamantina.

Além de novo mobiliário, o novo Pronto Socorro é totalmente climatizado e seguirá com atendimento de três médicos, no período diurno, e dois profissionais durante à noite. Se agrega a estrutura de atendimentos os estudantes de Medicina do Centro Universitário de Adamantina e os médicos preceptores, que também auxiliam no suporte aos pacientes.

Frei Messias apresenta nova estrutura do Pronto Socorro da Santa Casa de Adamantina | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

EVOLUÇÃO DA SANTA CASA

Há cinco anos, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus assumiu a administração da Santa Casa, que estava em risco iminente de fechar as portas.

A nova gestão ampliou os serviços da unidade de saúde e o quadro de funcionários, além de iniciar um processo de restruturação que contempla a reforma de diversas alas do hospital, de acordo com os protocolos e legislações vigentes.

Atualmente, a Santa Casa reforma o Centro Cirúrgico, que também está sendo ampliado, constrói em parceria com Centro Universitário de Adamantina salas de aula e um auditório, além do prédio que receberá o equipamento para ressonância magnética. E, em breve, será iniciada a ampliação e reforma da Ala SUS (Sistema Único de Saúde).

“Todo o hospital está sendo modernizado para prestar o melhor atendimento para a população. É a Casa de Saúde do povo, e trabalhamos incansavelmente para aperfeiçoar os serviços aqui prestados”, pontua Frei Messias.

Santa Casa de Adamantina | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

O processo de melhorias da Santa Casa também integra o projeto de regionalização da saúde. Caso saia do papel, o hospital de Adamantina passará a ser referência para nove cidades da microrregião.

No início do mês, a equipe gestora da unidade de saúde participou de encontro em Marília que debateu as diretrizes para a regionalização. “A reestruturação da Santa Casa beneficiará, em breve, também toda a região, que contará com especialidades mais próximas de casa, sem a necessidade dos pacientes se descolarem para grandes centros”, explica.

Tornando o hospital local referência, aumenta-se também os recursos destinados para os serviços, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento da população.

“E o novo Pronto Socorro é parte deste processo, que está em constante evolução. Quando assumíamos a gestão em um processo judicial, o hospital corria o risco de fechar as portas. Agora, estamos trabalhando para tornar a nossa Santa Casa referência regional. Sabemos que ainda há muito trabalho, mas estamos no caminho certo e evoluindo para proporcionar mais saúde e qualidade de vida para os munícipes”, finaliza Frei Messias.

SERVIÇO

A inauguração do novo Pronto Socorro ocorre nesta sexta-feira (16), às 10h.

Publicidade