21.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

OC se destaca em rankings de práticas para desenvolvimento sustentável e de governança

Dois levantamentos, divulgados na última semana, colocam Osvaldo Cruz entre as melhores do país. No IGM-CFA (Índice de Governança Municipal, do Conselho Federal de Administração), a cidade ocupa a 9ª colocação entre os municípios de 20 mil a 50 mil habitantes. Já no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, Osvaldo Cruz está no 22º lugar nacional.

“Essa colocação mostra o compromisso de nossa Administração com o crescimento sustentável de Osvaldo Cruz, unindo a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. Continuamos o trabalho para proporcionar cada vez mais qualidade de vida a todos”, destacou a prefeita Vera Morena, em nota.

- Publicidade -

IGM-CFA

O ranking 2023, divulgado na quarta-feira (9), coloca Osvaldo Cruz na 18ª posição entre os 645 municípios paulistas. Entre as cidades com populações de 20 mil a 50 mil habitantes, Osvaldo Cruz é o 9º colocado em nível Brasil.

Na classificação geral nacional, entre os 5.500 municípios, Osvaldo Cruz aparece na posição 33. O índice mostra ainda evolução nos últimos três anos. Em 2021, a cidade tinha nota 5,47; em 2022 saltou para 7,30; e, este ano, chega a 7,88.

Na elaboração do Índice de Governança Municipal, são considerados três dimensões da gestão pública brasileira: Finanças, Gestão e Desempenho. O que significa a análise de dados das áreas de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança, vulnerabilidade social, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outros, referentes sempre ao ano anterior. O índice considera bases oficiais como MUNIC, PNUD, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Ipea, entre outros.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Osvaldo Cruz está em 22º lugar no IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), que avalia o progresso dos municípios brasileiros para o cumprimento dos objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas).

O ranking, realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, utiliza metodologia da ONU para apoiar soluções sustentáveis às cidades, estados e países. “Estamos orgulhosos em oferecer aos nossos moradores uma cidade que prioriza a qualidade de vida”, ressalta a prefeita.

O IDSC-BR evidencia a melhoria constante em áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero e muitas outras.

Publicidade