16.7 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Dos Pretos I: ‘Nem todo pai negro é ausente, e nem todo pai ausente é negro’

Neste domingo (13), é comemorado o Dia dos Pais. E uma situação normalizada erroneamente no dia-a-dia é referente a presença (ou, melhor: a falta) dos papais negros na criação de seus filhos. “Nem todo pai negro é ausente, e nem todo pai ausente é negro”, ponta a coordenadora da Casa Afro de Adamantina, Meire Cunha.

Para desmitificar esta e outras situações envolvendo homens pretos e pardos, um evento será realizado nesta sexta-feira (11), em Adamantina. Embora também sirva para não negros, o ‘Dos Pretos I’ vai debater processos de devastação emocional, moral e intelectual a partir do racismo estrutural, que, assim como as mulheres negras, estigmatizam e rotulam este público desde o nascimento e segue por toda vida.

- Publicidade -

“Esses enfrentamentos frequentes geram desequilíbrios sócio-psico-emocional, que precisam ser assistidos, debatidos e desvendados, uma vez que inúmeras situações são normalizadas erroneamente no cotidiano enquanto deveriam ser combatidas, como, por exemplo, ser seguido por seguranças em estabelecimentos comerciais, ter dificuldade em parar taxi, não poder usar roupas com capuz no inverno, ser parado para revista quando usa boné, estar sempre sendo acusado de mau pai de família, irresponsável, boêmio, infiel, libertino, incompetente, entre outras tantas situações que a sociedade os imputa”, afirma Meire.

E o ‘Dos Pretos I’ será um espaço para troca de experiências, orientações e o desenvolvimento de “uma forma saudável e legal de virar o jogo social”. “Como se juntos, eles formassem uma fogueira, pois sabemos que a brasa afastada da fogueira se apaga com facilidade, mas, todas juntas, provocam chamas e queimam de acordo com a necessidade e previsão”, exemplifica.

Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

A programação dos ‘Dos Pretos I’ é similar as atividades desenvolvidas pelas mulheres negras, que, segundo Meire Cunha, já trazem efeitos positivos deste “aquilombamento”.

A abertura do evento será com música. A apresentação será feita pelo MC Maicon Adam. Na sequência, o ator Felipe Souza interpretará uma cena curta de teatro antirracista. E o ponto alto da noite será a palestra ‘Inteligência emocional e sua importância para alcançar o sucesso’, com Anderson Pereira, empresário negro de 35 anos, pós-graduado em gestão de negócio e gestão de pessoas, treinador comportamental, palestrante e escritor do livro Ponto de Ignição.

Foto: Divulgação

ORGANIZAÇÃO

As ações que promovem equidade racial são desenvolvidas pela Prefeitura de Adamantina por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com iniciativa da Associação Gangazumba de Cultura Negra e da Casa Afro, que tem a missão de promover o desenvolvimento econômico e social da população negra, além de trabalhar a cultura negra e, principalmente, ser um espaço antirracista, que recebe, acolhe e orienta este público através de diversos eventos.

“É início de uma nova era para a população negra, que, de mãos dadas, buscam seu espaço servindo ao ‘arcabouço deste imenso território nacional’. Vivemos uma primavera preta, estamos cultivando essas flores para que rendam frutos e que deixem sementes para nossa descendência, através de esclarecimentos sobre nossa história e nossa cultura. É uma luta por políticas afirmativas que reparem justamente a população negra o mal feito pela escravização de nossos ancestrais”, conclui Meire Cunha.

Foto: Divulgação

SERVIÇO

O ‘Dos Pretos I’ acontece nesta sexta, a partir das 19h30, na Casa Afro, que fica na rua Augusto Rossi, 21, no Jardim das Primaveras, em Adamantina.

O evento também contará com food trucks.

É aberto para toda população, com entrada franca.

Publicidade