25.7 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Associação dos Engenheiros entrega quarta estação meteorológica da região de Adamantina

Eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes no mundo. Em 25 de setembro último, por exemplo, Adamantina registrou a máxima mais elevada desde janeiro de 2000, período em que há registros meteorológicos referentes à cidade.

E neste cenário de temperaturas recordes e clima instável é essencial contar com dados precisos para promover, estimular e planejar ações voltadas a mitigação destas ocorrências, bem como o intercâmbio de informações relacionados às mudanças climáticas no município

- Publicidade -

Estes são alguns dos objetivos da nova estação meteorológica instalada em Adamantina. A entrega mais recente da Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista) a partir de fomento financeiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) visa oferecer informações atualizadas do clima aos profissionais de classe, como os agrônomos, que terão informações para decisões mais assertivas, além de colaborar com a comunidade em geral, já que o poder público poderá atuar de modo preventivo.

O equipamento, inaugurado na segunda-feira (9), conta com um registrador de dados conectado com vários sensores, que identificam desde o índice pluviométrico (quantidade de chuva) até direção e velocidade do vento, além da umidade do ar, ponto de orvalho e pressão atmosférica. “Estes dados ficarão disponíveis na internet, possibilitando acesso por toda a população, como meteorologistas que podem fazer prognósticos de previsão mais precisos para a cidade e região”, explica Cesar Silva, gerente de vendas da América Latina, da Onset Comp – fabricante do equipamento.

Já o Eng. Giampiero Bini Cano, que é consultor técnico em vendas da empresa Agrosensores, distribuidora oficial da Onset Comp, no Brasil, ressalta a importância da entrega da Aeaanap para a sociedade local ao comparar o sistema meteorológico da região com de um país desenvolvido. “Em área similar da região de Adamantina, mas nos Estados Unidos, temos mais de 5 mil estações meteorológicas. Aqui, com a recente aquisição da Associação dos Engenheiros em parceria com o Crea, são quatro equipamentos”, informa. “Os dados meteorológicos precisam ser localizados, já que não adianta buscar informações de uma estação que fica cerca de 40, 50 quilômetros de sua localidade. Por isso, este tipo de trabalho da Aeaanap tem que ser ampliado para que, em um futuro próximo, possamos contar com uma rede de equipamentos como no exterior”, complementa.

A integração com as secretarias municipais e os serviços da Prefeitura também é essencial para a eficiência da ação. “Os dados coletados podem ser utilizados pela Defesa Civil do município para planejamento de ações em temperaturas extremas. Podem, ainda, serem utilizados pelas secretarias de Obras e Planejamento para verificação de capacidades de galerias de águas de chuva, mostrando onde estão os pontos de atenção para determinados volumes de chuva, entre outras utilidades”, explica Eng. Creuniur Follmann Follmann.

E este trabalho de colaboração segue a filosofia da Associação dos Engenheiros, que promove diversas iniciativas no âmbito da inovação e da prestação de serviço para sociedade. “Atuamos para trazermos cada dia mais soluções tecnológicas para Adamantina e região, promovendo o desenvolvimento, a integração de diversos setores e a melhoria dos serviços públicos”, ressalta o Eng. André Luiz Borrasca, presidente da Aeaanap.

Novo equipamento foi instalado na segunda-feira (9), na sede da Aeaanap | Foto: João Vinícius/IMPACTO
Publicidade