22.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Nutricionista dá dicas para passar pelas comemorações de Natal e Ano Novo sem exageros

Nutricionista Natália Brito | Foto: Divulgação

Chegou o fim de semana do Natal! Até a próxima semana, quando se celebra o Ano Novo, as comemorações vão fazer parte da programação da maioria das pessoas. E, com isso, veem os excessos na alimentação.

Com tantas celebrações e alimentos ao alcance das mãos, uma das principais preocupações que muitas pessoas têm nessa época é ganhar alguns quilos extras. Por isso, fique atento as recomendações da nutricionista Natália Brito (@nataliasbrito).
A profissional, que atua em Adamantina, pontua que no período de festas atrelado a estação do ano mais quente é fundamental o aumento na ingestão de água, a realização de refeições leves e a ampliação no consumo de frutas, legumes e verduras, além de não haver exagero no consumo de álcool.

- Publicidade -

“Com as festas e comemorações nossa alimentação acaba saindo do controle, o que pode ocasionar um desconforto abdominal, resseca e indigestão. E a melhor maneira de se evitar esses problemas é se alimentar sem exageros, aumentando, assim, a possibilidade de consumo de frutas, legumes e cereais, além uma boa mastigação”, orienta.

Uma boa dica da especialista para auxiliar o processo de digestão é consumir frutas como o abacaxi, que colabora na quebra de moléculas das proteínas por possuírem uma substância chamada bromelina, e a manga, que possui amilases que ajuda nos carboidratos dos açúcares.

“Já o melhor a se fazer para o pós é aumentar o consumo de água, sucos de frutas naturais, água de coco, além de consumir alimentos leves, dormir bem, evitar tomar sol e não realizar a prática de exercícios físicos, pois o corpo estará em processo de recuperação e isso não ajudará nessa atividade”, disse Natália.

Para quem gosta de aproveitar, a orientação é alimentar-se bem antes e depois da ingestão de bebidas alcoólicas, e não beber de estômago vazio. “Deve-se evitar alimentos muito gordurosos e industrializados, e para isso devemos fazer mudanças nos hábitos alimentares por mais saudáveis como priorizar carnes magras como peixes e frango, utilizar temperos naturais, substituir alimentos fritos por assados, fazer porções individuais para os doces em dias de festas, e inclua na mesa de sobremesa frutas, consumir mais folhas e substituir refrigerantes por suco natural”.

FIQUE ATENTO

Outra dica muito importante é referente a combinação comida e calor, já que é possível uma proliferação das DTA’s (Doenças Transmitidas pelo Alimentos). “É necessário se atentar ao preparo e armazenamento”, orienta Natália.

E entre os principais sintomas das DTA’s estão: vômito, diarreia, náuseas e dores abdominais. “A contaminação por ocorrer por falta de higiene dos alimentos das mãos e utensílios e também pelo alimento pronto estar exposto fora de temperatura correta. Para evitar esse tipo de contaminação, dê preferências para refratários de vidro, coloque a comida na mesa pouco apenas de quando forem comer e, quando acabar, guarde em locais adequados”.

DICAS EXTRAS

:: Não fique sem comer por muito tempo, coma em quantidades que você está acostumado, coma com calma e tenha uma boa mastigação;

:: Beba bastante água;

:: Respeite sua saúde e seus limites; e

:: Beba com moderação.

Publicidade