Coordenadora do curso de Gestão Comercial da Fatec Adamantina, Eliane Vendramini, com a estudante Paula Escalianti, selecionada para intercâmbio na Espanha (Foto: Arquivo Pessoal)

A aluna Paula Francisco Escalianti, da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) de Adamantina, foi escolhida para um semestre de intercâmbio na Espanha, uma iniciativa que faz parte do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Centro Paula Souza, do governo do estado de São Paulo.

Ao todo foram selecionados 84 estudantes para um semestre no exterior, sob critério de maior nota. Quem se inscreveu devia escolher uma universidade que contemplasse as matérias do seu curso, sendo que estavam disponíveis instituições de Ensino Superior na Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Espanha, Holanda, México, Polônia e Portugal.

A experiência entre fevereiro e julho de 2020 conta com a organização da Arinter (Assessoria de relações Internacionais) do Centro Paula Souza, que vai custear a taxa de inscrição, matrícula e mensalidade durante o período letivo na instituição estrangeira. Os alunos pagam hospedagem, alimentação, passagens aéreas, documentação e demais despesas.

Paula, de 24 anos, está na primeira turma de Tecnologia em Gestão Comercial. Ao IMPACTO, ela destacou a importância da conquista.

“Acredito que toda conquista tem sua relevância para interferir no nosso desenvolvimento, mas, para mim, foi mais que isso. Hoje estou para completar 25 anos, sou Engenheira Civil pós-graduada e sempre tive interesse na área de administração, quando entrei na Fatec não imaginei o quanto mais me interessaria pela área de Gestão, e, como disse, algumas conquistas começam impactar no nosso cotidiano. Começou ano passado com uma premiação no CIC FAI e, agora, com essa surpresa. Todos nós temos sonhos e algumas vezes deixamos para trás, outras vezes achamos que será muito difícil, muito caro, muito longe. Para a Paula, hoje essa oportunidade é tanto profissional quanto espiritual, seis meses vivendo em outra cultura, outra língua, longe da família e dos amigos, é um crescimento de dentro para fora, que tenho certeza de que será apenas o começo de uma grande caminhada”, destaca a aluna da Fatec Adamantina.

Ela estudará na universidade espanhola de 1º. de fevereiro à 31 de julho de 2020. “Pretendo aproveitar o máximo de aprendizado da Universidade que vai me receber, inclusive absorver todo o método de administração, avaliação e forma de trabalho dentro da instituição. Ir para um país de tamanho desenvolvimento vai ser primordial para meu crescimento e atuação profissional na volta ao Brasil”, pontua. “O conhecimento acadêmico é sempre feito com cooperação. Ter a oportunidade de fazer intercâmbio levando e recebendo conhecimento de fora é muito valioso e um passo importante para o desenvolvimento científico”, finaliza Paula Francisco Escalianti.