Equipe vencedora da 1ª Startup Weekend Agrotech, em Presidente Prudente (Foto: Arquivo Pessoal)

Luiz Gabriel Camilo Lucas, Gabriel Baldo, Guilherme Hirata e Lucas Kenji Yazawa Yonamine, do curso Técnico Integrado ao Médio (ETIM Informática) da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, tiveram a grata satisfação de compor a equipe ganhadora em primeiro lugar no Startup Weekend Agrotech, que aconteceu em Presidente Prudente entre os dias 2 e 3 de maio deste ano.

Eles criaram o ConectCocho, que se constitui num software voltado ao diagnóstico de imagem de cocho. As informações coletadas são enviadas para uma base de dados com conexão remota, capaz de quantificar a falta ou o excesso de alimentos disponibilizados aos animais, emitindo gráficos e relatórios em tempo real. A solução desenvolvida pela equipe contribui para o aumento da eficiência da gestão alimentar e animais confinados, especialmente bovinos.

“Quando o professor Serginho divulgou o evento em sala de aula, logo demonstramos interesse e nos mobilizamos por conta própria para participar. O esforço valeu a pena”, dizem os estudantes. Como prêmio a equipe vencedora ganhou o troféu de campeões, um curso de inglês e outras oportunidades de continuarem o aprendizado. 

O Startup Weekend é um evento internacional com vários parceiros nacionais e internacionais envolvidos, dentre eles o Google, e a C.O, além de investidores da própria comunidade em que o evento foi realizado. Tem o intuito de unir mentes criativas, fomentar o empreendedorismo e desenvolver ciência e tecnologia.

Presidente Prudente já sediou três startups weekend, mas “a grande diferença em relação aos eventos passados, é que essa foi a primeira edição Agrotech do Estado de São Paulo, com o objetivo de mostrar que o setor agropecuário também têm veia empreendedora, e desmistificar a ideia de que o Agro não combina com tecnologia”, afirmam os organizadores do evento.

Prof.ª Izabel Castanha Gil e Luiz Gabriel Camilo Lucas

ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente

(1) Agente Regional de Inovação – Agência Inova Paula Souza

(2) Aluno do 3º ETIM Informática e membro da equipe vendedora

Luiz Gabriel Camilo Lucas, Guilherme Hirata, Ricardo Firetti (diretor da APTA Alta Sorocabana), prof.ª Izabel, Gabriel Baldo e Lucas Kenji Yazawa Yonamine (Foto: Arquivo Pessoal)