Preocupados com o aumento desenfreado de compartilhamento de fotos de acidentes e pessoas acidentadas nas redes sociais e aplicativos de celulares, alunos do 10º termo do curso de Psicologia da FAI realizam campanha com o objetivo de conscientizar a comunidade a não compartilhar fotos de acidentados nas redes sociais.Com o questionamento: E se fosse seu familiar? A campanha busca inibir esta ação, evitando assim que familiares recebam fotos de seus entes queridos antes mesmo de serem comunicados do acidente.
A professora mestra Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta, responsável pela disciplina Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana afirma que atualmente em virtude de vários acidentes e fotos de acidentados compartilhados na internet, viu a necessidade de abordar esta temática com os futuros psicólogos. “O objetivo da campanha é desenvolver em nossos alunos e nas pessoas que serão abordadas, a capacidade reflexiva de ao presenciar um acidente de trânsito conseguir discernir sobre o quanto poderia ser prejudicial à divulgação das imagens deste acidente, bem como o sentimento que é gerado, principalmente nos familiares, a partir da visualização destas imagens. Precisamos nos colocar no lugar do outro, e entender o sentimento gerado em diversas pessoas, a partir de um acidente de trânsito”, destaca.
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Ainda de acordo com a docente, foram confeccionados 2 mil panfletos e 50 cartazes. “O material de divulgação foi distribuído pelos 21 universitários do último ano do curso psicologia, no campus I e II da FAI. Além disso, estamos realizando um trabalho maciço de divulgação nas redes sociais, onde é o principal foco da campanha”, afirma Thaísa.
A ação conta com o apoio da direção da FAI e da agência de publicidade da instituição e dos estagiários do curso de Publicidade de Propaganda, responsáveis pelo design dos materiais de divulgação.