DEMTRAN em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros construíram uma minicidade. Nesse local, os alunos das escolas particulares e públicas do município podem trafegar a pé em um espaço que contempla todos os demais elementos que compõe o trânsito de uma cidade (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância do respeito às leis e sobre os danos que o desrespeito as leis de trânsito podem causar, a Prefeitura de Adamantina, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros construíram uma minicidade.

Nesse local, os alunos das escolas particulares e públicas do município podem trafegar a pé em um espaço que contempla: faixa de pedestre, sinalização, semáforo, estacionamento para cadeirantes e todos os demais elementos que compõe o trânsito de uma cidade.

Conforme explica o cabo da PM, Rodrigo, sob o comando do Tenente Rodrigo, trazer as crianças para essa minicidade objetiva a conscientização nessa faixa etária de 4 a 8 anos.

“Essa nova iniciativa representa a realidade que eles convivem diariamente com seus pais no trânsito e nós queremos que eles levem esse aprendizado até os motoristas”, afirma.

A professora do 2º ano da Escola Cristã, Angela Maria Morini Franco, diz que as crianças cobram dos pais a conduta correta no trânsito. “Já ouvi de muitos pais que os filhos cobram que eles façam a coisa certa quando estão dirigindo. Isso é gratificante, pois eles estão reproduzindo o que aprenderam”, assegura.

Em paralelo as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Polícia Militar em parceria com o Lions Clube de Adamantina e o Corpo de Bombeiros mantém a escola de ciclismo Papa Léguas. Essa iniciativa também visa à conscientização no trânsito e os participantes também recebem noções de cidadania, civismo e prevenção as drogas.

Esse ano, a escola de ciclismo Papa Léguas está atendendo os alunos do Eurico Leite de Morais e do Lar Cristão de Meninas que tem entre 07 e 12 anos.

A Semana do Trânsito em Adamantina continua. No sábado (21), acontece o Projeto Faixa Viva com apoio do Interact Club no cruzamento da Avenida Rio Branco x Rua Deputado Salles Filho – das 9h às 13h e nos demais dias, os alunos de outras escolas do município participaram de atividades na minicidade que está na Rua Walter Meneghin, trecho entre a Alameda Porto Alegre e a Avenida das Rosas próximo ao Recinto Poliesportivo. 

Polícia Militar em parceria com o Lions Clube de Adamantina e o Corpo de Bombeiros mantém a escola de ciclismo Papa Léguas. Essa iniciativa também visa à conscientização no trânsito e os participantes também recebem noções de cidadania, civismo e prevenção as drogas (Foto: Divulgação)