Sempre que posso, quando vou a São Paulo, procuro participar das degustações na SBAV – Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho.

As degustações ocorrem todas as terças-feiras à noite, com os representantes de vinícolas, de distribuidores ou de experts e qualquer pessoa pode participar mediante o pagamento de uma pequena taxa. É uma bela oportunidade para fazer contato e aprender diretamente com os produtores, ao mesmo tempo em que se pode trocar experiência com os demais participantes, sempre apaixonados e experientes na arte da degustação.

No último dia 17 estava em São Paulo para um compromisso profissional e aproveitei para participar da degustação dos vinhos da CASA PERINI, juntamente com meu filho, Eduardo.

A CASA PERINI está situada na Serra Gaúcha, mais precisamente em  Farroupilha e a exemplo de quase todas as demais  vinícolas gaúchas nasceu do sonho de um imigrante italiano, João Perini, que aportou em terras gaúchas no ano de 1929. Em 1970 seu filho, Benildo Perini, resolveu ampliar o negócio produzindo vinho em escala comercial.

A Vinícola se destaca por produzir bons espumantes, notadamente o moscatel e tintos com linhagem francesa: macios e de graduação alcóolica baixa. De se destacar que o espumante Casa Perini Moscatel foi  escolhido em 2017  como o quinto melhor vinho do mundo pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ).

A degustação foi comandada por Pablo Perini, neto do fundador, enólogo e atual responsável pela marketing da empresa.

Foram servidos seis vinhos: três espumantes e três tintos.

Entre os espumantes um deles que eu ainda não conhecia me surpreendeu positivamente. Foi o CASA PERINI ESPUMANTE NATURE. Nature é um espumante seco, com baixa quantidade de açúcar.

O PERINI ESPUMANTE NATURE é feito com a mistura da uva branca Chardonnay e a tinta Pinot Noir pelo método tradicional. Apresenta uma linda tonalidade dourada, com excelente presença de perlage fina e consistente. Em boca chama a atenção pela deliciosa cremosidade intensa e amanteigada, com sabores de nozes e aroma de tostado. Tem uma acidez delicada, muito refrescante, sedoso e fino. Na minha avaliação, bem como na avaliação dos demais presentes é um espumante de respeito. Custa R$ 105,00 no site da Vinícola.

Dentre os tintos meu destaque foi para o CASA PERINI VITIS BARBERA. A Barbera é uma uva italiana, típica da região do Piemonte, conhecida por fazer vinhos finos, refrescantes e com bastante acidez, entretanto, constatei que o exemplar da Casa Perini apresenta uma acidez menor do que a maioria dos exemplares italianos, o que para mim não é um defeito, mas uma virtude, porque assim o vinho fica mais equilibrado. Um belo Barbera, com suficientes 12% de álcool, de coloração rubi, aromas de amoras, cerejas e especiarias, de corpo médio, com acidez presente, mas como dito, bem controlada, o que torna o vinho muito gastronômico e me levou a crer que deve maridar muito bem com um espaguete ao sugo. Farei a experiência. Preço 75,00 no site da Vinícola.

Na degustação também foi servido um tinto, o CASA PERINI SOLIDÁRIO, um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot, que tem uma causa social e por isso destina parte do lucro para entidades que prestam atendimento para o câncer de mama e no tratamento de pacientes hemofílicos. Custa R$ 46,00 no site da Vinícola.

Procurei os vinhos da CASA PERINI nas lojas locais e também na Cocipa mas infelizmente não encontrei. Todavia você poderá comprar pela loja virtual da Vinícola, cujo atendimento, já pude comprovar, é muito eficiente e seguro.

É sempre um prazer degustar vinho nacional feito com profissionalismo, paixão e muita qualidade, como os vinhos da CASA PERINI.