Em comemoração ao Dia da Árvore que ocorre neste sábado (21), a SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) promove a doação de mudas frutíferas.

Aqueles que quiserem uma espécie podem retirar de forma gratuita na sede da Secretaria até o fim da semana. E, no sábado, a distribuição será realizada na praça Élio Micheloni, durante a 2ª Mostra Cultural.

Para obter em maior quantidade, o munícipe interessado deve primeiramente ir a SAAMA portando documentos pessoais e os que forem fazer o plantio em áreas rurais deverão apresentar, além dos documentos pessoais, um comprovante do imóvel. 

A retirada será no Colégio Agrícola ETEC Herval Bellusci, local onde funciona o viveiro municipal.

“A ação é importante, pois as árvores filtram o ar, funcionam como barreira natural de ventos e odores, possibilitam uma melhor percolação de água no solo, diminuem a temperatura do ambiente, criam rios aéreos e, ainda, melhoram o regime das chuvas”, explica Nadine Carolina Bento Silva, membro da equipe Verde Azul.

ADAMANTINA + VERDE

Além dessas ações executadas de forma específica em comemoração a data, a Secretaria desenvolve o programa Adamantina + Verde, que consiste no plantio gratuito de mudas na cidade. Para isso, o munícipe precisa entrar no site (www.adamantina.sp.gov.br), fazer um requerimento e, em 15 dias, a SAAMA executa o plantio.

Depois do plantio, é feito o Espaço Árvore que objetiva deixar no entorno das árvores um maior parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies, garantindo de forma perene o seu crescimento, desenvolvimento e possibilitando, com isso, que ela possa atingir seu clímax.

SERVIÇO

A SAAMA funciona na rua Walter Meneghin, 100 – Jardim Oriente – conjunto poliesportivo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. 

A retirada das mudas pode ser feita todos os dias da semana, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, na ETEC Herval Bellusci (Colégio Agrícola).