Toda estrutura já foi feita e agora o foco está no acabamento, com o reboco, e cobertura. Recentemente foram construídas as vigas de respaldo e implantados os batentes das portas e o chapisco interno; estima-se que a obra leve aproximadamente mais quatro meses para ser concluída (Foto: Bruno do Vale Silva)

Já estão bem adiantadas as obras de reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Adamantina. Os trabalhos são fruto da parceria entre a administração do hospital, a Prefeitura, o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), além dos poderes Legislativo e Judiciário locais.

Atualmente, o hospital conta com quatro leitos de UTI, que estão sendo ampliados para dez, de acordo com projeto aprovado em 2018. Para esta reforma de adequação e ampliação serão repassados pela UniFAI à Santa Casa, ao todo, o valor de R$ 804.143,37. A Construtora Laís, responsável pelos serviços, foi contratada pela Santa Casa.

“Esse dinheiro, repassado através de Projeto de Lei aprovado na Câmara, é para a construção física, mas também tem a parte dos equipamentos que a UniFAI vai comprar, em torno de mais de R$ 3 milhões, para colocar o local em funcionamento. Esses equipamentos, de última geração, serão patrimoniados pelo hospital”, justificou o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, que visitou o local na semana passada.

O projeto da reforma foi desenvolvido pelos docentes do curso de Engenharia Civil da UniFAI, os engenheiros civis Prof. Dr. Bruno do Vale Silva (coordenador do curso) e Prof. Me. Renam Serraglio Quaglio, com o apoio do diretor de Engenharia e Projetos Arquitetônicos da Prefeitura, Rodrigo Martins Gumiero.

“A obra está bem adiantada. Toda estrutura já foi feita e agora é mais a parte do acabamento com o reboco e cobertura”, contou Bruno do Vale Silva, ao detalhar que recentemente foram construídas as vigas de respaldo e implantados os batentes das portas e o chapisco interno. Estima-se que a obra leve aproximadamente mais quatro meses para ser concluída.

Além dos novos leitos de UTI, foram estruturadas duas outras salas para atendimento e Fisioterapia. “Estamos investindo na Santa Casa e, ao mesmo tempo, investindo no ensino, para os nossos estágios e os nossos internatos, preparando a Santa Casa de Adamantina para ser, no futuro, a grande referência para os nossos cursos da área da Saúde”, acrescentou o reitor.

Para o Prof. Dr. Paulo Sergio, a ideia é fazer da região um lugar de desenvolvimento na área da Saúde através do ensino. “Isso significa a expansão da Saúde na região, a melhora na qualidade de ensino e o compromisso que a UniFAI tem com os cursos da área da Saúde”, completou.

Colaborou: Jesana Lima