Gilmar visita obras de reforma do prédio que abrigará Centro de Controle de Zoonoses (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

A Prefeitura de Parapuã vai inaugurar em breve um novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses. A obra faz parte de uma série de investimentos da gestão municipal para melhorar a saúde pública na cidade.

O imóvel, do antigo matadouro, passou por amplas obras de reforma e adaptação, investimento de cerca de R$ 150 mil. “A unidade é de grande importância para dar agilidade as ações, que estarão centralizados em um único local, de acordo com a solicitação do Ministério Público”, informa o prefeito Gilmar Martin Martins.

O Centro de Controle de Zoonoses desenvolverá ações de prevenção às zoonoses, controla as populações de animais da área urbana e de animais incômodos ao homem, como ratos, escorpiões e morcegos. Esse controle busca prevenir as doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, como raiva, leishmaniose, leptospirose, febre maculosa e outras. 

O órgão tem o objetivo de prevenir, reduzir e eliminar o adoecimento e morte, bem como o sofrimento humano causado pelas zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como insetos, carrapatos e caramujos, preservando a saúde das pessoas e animais, mediante conhecimentos científicos especializados e experiência da saúde pública veterinária.