A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) está com inscrições abertas para um inédito processo seletivo que vai escolher o próximo dirigente regional de ensino em Adamantina. Os interessados podem apresentar suas candidaturas até o próximo dia 4. A iniciativa faz parte do Líderes Públicos, programa inovador no Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo profissionalizar a gestão de pessoas e adotar uma metodologia de avaliação com base em competências. Com isso, as seleções tornam-se mais objetivas, transparentes e focadas na melhoria dos serviços prestados à população.
Uma das novidades do Líderes Públicos é que todo o processo pode ser acompanhado online, por meio do site https://www.educacao.sp.gov.br/lideres-publicos/. Ao todo, o processo seletivo vai selecionar 34 novos dirigentes regionais de ensino em todo o Estado.
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Podem participar da seleção os servidores efetivos do Quadro do Magistério Estadual com formação em curso superior, licenciatura de graduação plena ou pós-graduação na área de Educação que atendam a um dois dois requisitos abaixo:
- oito anos de efetivo exercício no Magistério, dos quais dois no exercício do cargo ou função de suporte pedagógico educacional ou de direção de órgãos técnicos;
- dez anos de efetivo exercício no Magistério.
Em Adamantina, o candidato escolhido será responsável pela coordenação de 32 escolas em 22 municípios, nas quais estudam 16.228 alunos da rede estadual, cuidando de diferentes profissionais da educação, entre professores e funcionários. O Secretário Rossieli Soares destaca que “o Projeto Líderes Públicos aproxima o governo da população, buscando encontrar, através de um processo de seleção pública, os melhores profissionais da nossa rede para ocupar os postos importantes, como os de dirigentes regionais, que coordenam dezenas de escolas”.
Seleção prevê metas para melhoria dos indicadores educacionais
O processo seletivo adota algumas das melhores práticas internacionais em gestão de pessoas no setor público, com o objetivo final de melhorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes de São Paulo e as condições de trabalho dos profissionais da rede de ensino paulista. Os candidatos ao cargo de dirigente regional de ensino de Adamantina vão passar por oito etapas de avaliação, incluindo análise de currículo, teste de perfil e entrevista por competências, entre outras.
Outra novidade deste processo seletivo é que, nas fases finais da avaliação, os candidatos vão propor ações para melhorar os indicadores de aprendizado das escolas sob sua gestão. “Essa é uma das etapas mais importantes, pois o gestor precisa ter muito claro quais são os objetivos pretendidos e como vai fazer para atingi-los. E para isso é fundamental saber mobilizar e incentivar professores e funcionários, é o primeiro passo para melhorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos”, diz o secretário executivo Haroldo Rocha.
Sobre o Líderes Públicos
Lançado em março pela SEDUC, o programa Líderes Públicos tem como objetivo profissionalizar a gestão de pessoas com a adoção de avaliações por competências, método inspirado nas melhores práticas internacionais para recursos humanos no setor público. O projeto teve início com os dirigentes regionais de ensino e depois será estendido para diretores de escola, vices, supervisores, entre outros cargos.
Na primeira etapa do trabalho, os 91 dirigentes regionais de ensino foram convocados para entrevistas de avaliação de competências, histórico profissional e realizações na carreira. Seis profissionais optaram por não participar, pois estão em processo de aposentadoria ou não tinham interesse em permanecer no cargo. Os 85 dirigentes regionais entrevistados por uma equipe de 9 avaliadoras em mais de 200 horas de trabalho, receberam devolutivas e puderam acompanhar o processo com diálogo e transparência.
Ao final desta etapa, a SEDUC decidiu abrir processo seletivo para escolha de novos dirigentes em 34 das 91 regionais do Estado de São Paulo, com a adoção da metodologia de avaliação por competências. “O governo dispunha antes de um processo de certificação ocupacional para avaliar os dirigentes. Agora, estamos utilizando ferramentas mais completas e modernas, o que dá mais segurança para a tomada de decisão, valoriza os profissionais mais capacitados para posições de liderança e inaugura uma nova cultura de gestão de pessoas na administração”, afirma o secretário Rossieli Soares.
O Líderes Públicos é fruto de uma parceria entre a SEDUC e a Aliança, formada por quatro organizações do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República – sem nenhum custo para o Estado de São Paulo. O programa inclui a atuação do Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos especializada em atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais para o setor público que é responsável pela implementação da metodologia de avaliação por competências.