Missa de Ramos, na Matriz de Santo Antônio, marca início da programação da Semana Santa (Foto: No Click com o Senhor)

A Semana Santa terá uma programação especial para os católicos em Adamantina, com missas, procissões e momentos de vigília e reflexão sobre o período que marca a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

“Toda a vivência cristã gira em torno do que acontece nesta Semana, que é a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Então, tudo aquilo que celebramos durante o ano, tudo o que vivenciamos em nossa vida como cristãos, está intimamente ligado ao que celebramos na Semana Santa, a chamada Grande Semana. Por isso, convidamos a todos os fiéis a viverem profundamente as celebrações. Às vezes, infelizmente, as pessoas cristãs aproveitam a Semana Santa para passear ou fazer outras coisas, enquanto deveria ser um período de intensa oração, pois é quando que renovamos a nossa fé”, destaca o padre Rui Rodrigues, pároco da Matriz de Santo Antônio.

Confira as programações das paróquias de Adamantina:

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

As celebrações da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora Fátima se inicia neste sábado (13), com a benção dos ramos na Matriz.

No dia 14, haverá procissão às 8h, saindo da sede dos Vicentinos (Alameda Santa Cruz, 110) e seguindo para Paróquia de Fátima, onde haverá missa do Domingo de Ramos. No mesmo horário haverá celebração de Ramos nas comunidades Jardim Brasil e Bela Vista.

Na segunda-feira (15), acontecerá Terço das Famílias às 19h30. Na terça-feira, dia 16, acontece a Missa dos Santos Óleos na Paróquia São Pedro, em Tupã, a partir das 19h30. Toda a comunidade católica da Diocese de Marília estará presente na celebração.

No dia 17, uma quarta-feira, acontece a procissão do encontro na esquina da avenida Rio Branco com a rua Fioravante Spósito. Os homens celebram a Santa Eucaristia na Matriz de Santo Antônio e, as mulheres, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ambas às missas estão marcadas para 19h30.

Na quinta-feira Santa, dia 18, é celebrada a Ceia do Senhor e Adoração a partir das 20h. Na sexta-feira, dia 19h, às 15h, acontece a celebração da Paixão e Morte do Senhor na Matriz de Fátima, Jardim Bela Vista e Jardim Brasil.

No mesmo dia, às 19h, está marcada a procissão do Senhor Morto, com concentração da Igreja de Santo Antônio, seguindo em direção a Paróquia de Fátima. Antes da saída haverá apresentação de teatro.

No dia 20, a celebração da Vigília Pascal será às 20h. E, finalizando a programação da Paróquia de Fátima, haverá missa e procissão do Ressuscitado às 5h30, do domingo, dia 21, além das missas às 9h e às 19h.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

Tradicionalmente, a missa do Domingo de Ramos, no dia 14 de abril, abre a semana de orações na Paróquia Santo Antônio. A concentração será na praça Élio Micheloni, às 8h, quando iniciará a Santa Missa, seguindo em processão sentido a Matriz.

Às 19h também acontecerá missa na Matriz com a benção dos ramos.

A Ceia do Senhor, quando se celebra a Instituição da Eucaristia, será na quinta-feira, dia 18, às 20h. Em seguida inicia a vigília eucarística. No dia 19, sexta-feira, acontece a Celebração da Palavra e Adoração da Santa Cruz às 15h.

No sábado, dia 20, será celebrado a principal missa para os católicos, a da Vigília Pascal, às 20h. E, no domingo, dia 21, fechando a programação, acontece missas da Ressureição do Senhor, às 9h e às 19h, na Matriz de Santo Antônio.

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A Semana Santa também será celebrada na Paróquia São Francisco de Assis.

O período que marca a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus se inicia também no domingo (14), com a benção e procissão de ramos, a partir das 8h. A concentração será na comunidade Santa Clara, no residencial Rio Branco, em sentido a Igreja Matriz, no Jardim Adamantina. Haverá também a coleta da solidariedade.

Na quinta-feira, dia 18h, acontece a celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-pés, às 20h, e Vigília Eucarística a partir das 21h.

Na sexta-feira Santa, às 15h, acontecerá a narração da Paixão, exaltação da Santa Cruz, orações da Igreja e distribuição da Eucaristia. Às 19h, procissão pelas ruas do Jardim Adamantina.

No sábado, dia 20, às 20h, tem a missa da Vigília Pascal. E, no domingo da Páscoa, dia 21, missa às 9h.