A campanha de vacinação contra a gripe influenza começou na quarta-feira (10) e tem como meta vacinar o público alvo até 31 de maio deste ano. O objetivo da campanha, realizada em todo Brasil, é imunizar um total de 60 milhões de pessoas.

O público alvo é composto por pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Em Adamantina, o objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar 90% das 12.223 pessoas. As unidades que estão aplicando a vacina são: ESF do Jardim Adamantina; ESF Vila Cicma (Postão); ESF Estância Dorigo; ESF Mário Covas; ESF Cecap; PAS I (Nove de Julho) e PAS II da Vila Jardim.

O atendimento acontece das 8h às 16h30 e, no dia 4 de maio (sábado), todos os postos estarão abertos das 8h às 17h.

RINÓPOLIS

Em Rinópolis, o Departamento de Saúde promove ação especial envolvendo o grupo prioritário de idosos. Todos que forem vacinados nas unidades de saúde da cidade ganharão cartela que dá o direito de participar de confraternização no dia 4, a partir das 16h, em frente ao Centro de Saúde.

LUCÉLIA

Já em Lucélia, as vacinas estão disponíveis no Centro de Saúde e no PSF ‘Dr. Domingos Ribeiro dos Santos Neto’, no Parque das Palmeiras. 

A DOENÇA

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes. No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.