Confira as orientações da dermatologista Nara Hosoume (Foto: Arquivo Pessoal)

O friozinho registrado nos últimos dias em Adamantina fez relembrar que estamos no inverno. Nesta época o clima permanece mais seco, os banhos são mais quentes e as pessoas bebem menos água. Resultado: a pele fica mais ressecada.

A dermatologista Nara Hosoume afirma que é possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quente, aproveitando a estação para tratar e proteger a pele.

“Quando a umidade relativa do ar está muito baixa, a tendência é que ocorra ressecamento na pele e nas mucosas, com isso pode aparecer alergias, coceiras e até machucados na região afetada, principalmente em crianças e idosos”, afirma.

Entretanto, com algumas ações no dia a dia, você pode amenizar os efeitos da falta de umidade na sua pele.

Entre as recomendações, deve-se manter o organismo bem hidratado, ingerindo água várias vezes ao dia. “O ideal é ingerir cerca de dois litros”, orienta Nara. Ainda, de acordo com a especialista, a hidratação deve ser individualizada para cada região do corpo, conforme a necessidade de cada paciente.

Já para quem passa boa parte do dia em ambientes fechados, existem aparelhos que umidificam o ar, mas também é possível obter uma melhora com a tradicional bacia cheia de água ou com toalhas úmidas pelo local.

A profissional recomenda ainda evitar a prática de exercícios em excesso, principalmente entre 10h e 16h. “Para o banho, prefira água morna e banhos rápidos, pois quanto mais quente e prolongado, maior vai ser o ressecamento da pele”, alerta Nara.

Outra orientação é utilizar sabonetes mais hidratantes. “Evite buchinhas durante o banho, e hidrate o corpo com produtos específicos”.

A alteração climática pode ser prejudicial aos lábios, que também precisam ser protegidos e hidratados. “Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais”.

No sinal de qualquer alteração em sua pele é recomendada a procura de um especialista, que indicará o tratamento correto para cada caso.

SERVIÇO

A dermatologista Nara Hosoume atende na Clínica Hosoume, que fica na rua Euclides da Cunha, 333 – centro de Adamantina. Informações: (18) 3521-2688.