Gustavo Pereira dos Santos, da Clima Car, orienta sobre manutenção de ar-condicionado automotivo (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Em uma região quente, como de Adamantina, o ar-condicionado é item necessário em veículos. Mais do que oferecer conforto, por regular a temperatura interna do carro, o equipamento também traz segurança, uma vez que ajuda a manter a boa visibilidade em dias chuvosos graças ao desembaçador.

Nesta época do ano, de temperaturas baixas e tempo seco, o sistema de condicionamento fica parado na maior parte dos dias. Como o equipamento utilizado em residências e empresas, o automotivo também necessita de manutenção, visando garantir o bem estar aos passageiros do veículo.

Além do prazo já especificado no manual, que varia na média de seis meses ou 30 mil quilômetros, alguns sinais indicam o momento da manutenção, como lentidão para resfriar o interior do carro, mal cheiro e irritação das vias nasais.

RECOMENDAÇÕES

Neste período do ano, o empresário Gustavo Pereira dos Santos, da Clima Car, indica ligar o ar condicionado ao menos uma vez por semana, por 10 a 20 minutos, pois tornará possível a lubrificação constante de mangueiras, vedadores e selos de borracha. Isso tudo graças ao óleo que circula no sistema misturado ao gás.

“O sistema de ar-condicionado funciona junto com um óleo para inibir essa corrosão. Quando o ar é usado com pouca frequência, como no inverno, esse produto fica estático e não circula pelos conduítes de refrigeração, que acabam sendo corroídos até estourar, provocando o vazamento do gás”, explica o profissional da Clima Car.

Outro cuidado que se de ter é com a higienização, já que o equipamento se torna foco de fungos, ácaros e bactérias quando não são tomadas algumas medidas preventivas. É aconselhável a troca do filtro do ar – seja ele de ar condicionado ou do ar quente, pelo menos, uma vez por ano.

“Como estamos em um período seco, é recomendado verificar a situação do filtro de cabine para mantê-lo higienizado. E, claro, a tubulação também deve ser limpa periodicamente com um spray antisséptico”, esclarece.

SERVIÇOS

Atuando há sete anos em Adamantina, a Clima Car é referência na manutenção e higienização de ar-condicionado automotivo. Sob o comando do empresário Gustavo, a empresa oferece um leque de peças e serviços, como consertos de painel de instrumentos, de módulos de injeção (ECU), ABS e Airbag, programação de chaves e imobilizador, serviços de elétrica geral, limpeza de bicos e correia dentada.

A Clima Car funciona na avenida Marechal Castelo Branco, 155 – via de acesso de Adamantina. Telefone: (18) 3522-8238 ou 9.9747-5710.