Uma curiosidade óbvia e bastante reflexiva.

Você já reparou “como” nós, seres humanos, ficamos sentados por várias horas em uma posição na maioria das vezes automatizada pelo nosso progresso de evolução em termos globais?

Por exemplo, sentado na cadeira para comer, trabalhar, digitar, esperar por algo, no sofá, no banco e no banco do carro também e por aí vai… São posturas que criamos inconscientemente em que o corpo procura para se acomodar melhor e são mensagens neuromusculares que vão se acumulando erroneamente durante anos, isso leva a pessoa perder a capacidade e a coordenação de agachar com qualidade, (quando se trata de exercícios físicos) perdendo o equilíbrio e a estabilidade corporal. São fatores que levam muita gente a fazer exercício em que precise agachar de maneira errada, ainda mais quando não tem um profissional de Educação Física por perto.

Dentro dessas limitações se encontram as más posturas por horas sentado, a tensão muscular gerada por deixar músculos, nervos e tendões paralisados em uma posição desfavorável ao movimento humano, causa tensões e às vezes inflamações. As dores corporais aparecem e aí vêm os medicamentos que também vão ser usados erroneamente quando tomados sem um acompanhamento médico e talvez nem precisaria de remédio, só a prática de exercícios físicos já iniciaria um fortalecimento e uma boa correção postural.

Devemos nos atentar a este fato que hoje aterroriza muita gente e causa sérios problemas posturais e falta de coordenação corporal por baixo estímulo em que o individuo deixa de se preocupar. Talvez até poderia economizar dinheiro com consultas e medicamentos se atentando mais e fazendo exercícios físicos que não só para este fato, mas para a vida que vai lhe agradecer grandemente.  

Por tanto, tenha sempre esses cuidados ao sentar, procure se reparar como você esta sentado sempre, não deixe que um erro bobo e simples de corrigir te limite fisicamente ou até te traga sérios problemas ao longo da vida. Lembre-se, hoje você pode até aguentar, mas lá na frente as primaveras vão te apresentar quem você se tornou por falta de descuido.

Você merece ser saudável! Cuide do que Deus te deu. O melhor está por vir, forte abraço.