Quem já sofreu com insônia sabe como é ruim a sensação de deitar para dormir e nada do sono vir. Esta dificuldade para adormecer pode estar relacionada a preocupações, excesso de remédios, álcool ou até mesmo ao que você anda comendo. Segundo a nutricionista Taisa Borrasca, os alimentos que causam a insônia são os que estimulam o sistema nervoso central, deixando a pessoa em estado de alerta. Nem todo mundo sente o mesmo quando consome esses tipos de alimentos, mas grande parte sim. “É preciso ficar atento a bebidas como café, chá verde, chá preto, chá mate e ao uso do guaraná em pó. São substâncias que devem ser evitadas, especialmente depois das 16 horas, para quem quer garantir uma boa noite de sono” diz a nutricionista.
Para se ter uma boa noite de sono é necessário seguir no mínimo uma das seguintes regrinhas: ter uma alimentação saudável; praticar exercícios físicos e ter uma disciplina com os horário para dormir. Segundo a nutricionista Taisa, existem alimentos que ajudam no relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. “Entre eles, destaco o chá de cidreira, erva doce e camomila, além do alface e alimentos ricos em triptofano, que participa da formação de melatonina (hormônio responsável pelo sono), como a banana, aveia, maracujá, amêndoas, nozes, espinafre, salmão e ovo. São alimentos que devem ser consumidos diariamente por quem sofre de insônia, como sendo parte de um tratamento para dormir melhor” afirma Taisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Éimportante seguir as seguintes dicas:
Segundo estudos, o uso de medicamentos para dormir nem sempre é uma boa idéia, muitos deles podem estar fazendo o efeito contrario; outra coisa que não ajuda a ter uma boa noite de sono é pensar nos problemas e preocupações na hora de se deitar. Segundo a nutricionista Taisa, é importante seguir algumas dicas, como, não fazer refeições frias no jantar, como exemplo a salada. Uma sopa ou outra refeição quente é o mais aconselhado; não jantar muito próximo da hora de ir para cama; não assistir televisão enquanto faz esta refeição.Além desses cuidados é necessário também estabelecer um horário para ir para a cama diariamente.
É importante lembrar que nunca se deve tomar nenhum medicamento por conta própria. Procure sempre um profissional especializado no assunto.