Na 5ª rodada de entrevistas com as principais lideranças dos partidos políticos locais, entrevistamos o presidente do Diretório Municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que expôs as metas do partido para as Eleições Municipais de 2016. Ricardo Bentinho esteve redação do IMPACTO onde concedeu entrevista.
Ricardo Antônio Buainain Dias, 43 anos, conhecido popularmente como ‘Bentinho’. É formado em Direito, pós-graduado em Direito Imobiliário, além de ser proprietário de uma companhia de rodeio. É investidor em touros que são estrelas nas arenas do Brasil e do mundo. Em 2011 e 2012 promoveu o AIR – Adamantina Rodeio International, considerada uma das maiores festas de rodeio do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estreou na política há menos de dois anos, e há três meses assumiu a presidência do Diretório Municipal do PRB, substituindo o Cícero Mortari. Atualmente, é coordenador regional do PRB, onde coordena o diretório de 18 cidades da Alta Paulista.
Nas Eleições de 2014 se lançou como candidato a Deputado Federal pelo PRB. Conquistou 21.205 votos em mais de 200 municípios. Devido à votação expressiva se tornou 1º suplente do partido à Câmara Federal. “Entrei na vida pública porque vejo necessidade de mudanças. Tive uma votação surpreendente em Adamantina. Foi à maior quantidade de votos que um candidato a Deputado Federal recebeu na história do município. Fiquei contente, porque foi a minha primeira campanha. O que me desapontou é que outros candidatos que nunca mandaram um centavo para cá, receberam uma votação bastante expressiva também”, relata Bentinho.
Movimentação do partido
Já de olho nas Eleições o de 2016, o PRB está se mobilizando. O Diretório Regional busca fortalecer a legenda em toda Alta Paulista e intensificar as ações estratégicas em Adamantina. “Neste primeiro momento, estamos organizando o partido e fazendo filiações partidárias. Estamos trazendo pessoas de todos os seguimentos para unir forças. Não vamos medir esforços para o fortalecimento da nossa legenda. Estamos nos reunindo constantemente para isso”, afirma.
Com a meta de triplicar a bancada de prefeitos e vereadores no País nas eleições de 2016, Ricardo Bentinho afirmou que as orientações do presidente nacional do partido é trabalhar para eleger nomes do PRB para o Executivo e Legislativo. “No final do mês de julho, vamos receber a visita do vice-presidente nacional com o objetivo de afinar nosso trabalho. Quero afirmar de antemão que eu já sou pré-candidato a prefeito de Adamantina”.
Bentinho afirma que sempre teve o desejo de ser Prefeito de Adamantina. “Meu ideal é ajudar a cidade. Quanto mais o passa o tempo passa, percebo a cidade se definhando. Amo Adamantina. Nasci aqui, meus amigos moram aqui. A minha maior tristeza é ver a situação da cidade hoje. Tudo isso me faz ter forças para me lançar candidato”. Ainda segundo o presidente do diretório, o PRB pretende lançar candidatura própria para o Executivo. “A perspectiva é uma chapa pura. Mas, nada impede que futuramente haja coligação. Até outubro temos muitas coisas para resolver”, relata.
Cenário político municipal
O presidente do PRB faz uma análise bastante crítica sobre o cenário político de Adamantina. “Vejo a Administração Municipal com muita tristeza. Não pela pessoa do Prefeito Ivo Santos, mas pelo administrador Ivo Santos. O prefeito não está tendo pulso forte, não tem firmeza em suas decisões, está defendendo direitos escusos e não dá prioridade para os problemas da população”, critica Bentinho.
Outra crítica feita por Bentinho é de a Administração Municipal está estagnada. “O prefeito não vai para São Paulo, nem à Brasília. Temos que sair e pedir, afinal nada cai do céu. Precisa ser ativo, se movimentar e se articular” continua. Bentinho diz que o dinheiro para fazer investimentos na cidade existe, o que falta são bons projetos. “Olha a situação da Santa Casa, é um absurdo. A cidade está abandonada. Faz dez anos que não é construída uma casa popular, isso não pode acontecer”, afirma
Bentinho encerra a entrevista afirmando que os eleitores estão órfãos de representantes. “Hoje os eleitores querem novos políticos. Aqueles que prometem e cumprem; que tenham bons projetos e que tenham principalmente ficha limpa. Acredito que os eleitores estão mais conscientes e a tendência é políticos também melhorem”, conclui.