Um novo partido político começa a surgir em Adamantina. Trata-se do Partido Trabalhista Nacional (PTN), que começa a buscar adeptos na cidade. O presidente da sigla é o empresário José Aparecido Romão da Silva, 54 anos, que busca formar o diretório para a legenda e promete trabalhar pelas causas da cidade.
Romão se diz otimista com a indicação da Deputa Federal Renata Abreu, presidente estadual do PTN-SP e vice-presidente nacional da legenda para comandar o partido na Cidade Joia, justamente no momento em que as siglas partidárias iniciam as articulações visando às eleições municipais de 2016. “Agora com o PTN sob a nossa direção, vamos trabalhar para que nas eleições vindouras, possamos formar um grupo forte e lançar candidatos para o Legislativo”, disse.
A nova força política
Além do empresário Romão, integram o Diretório Municipal a empresária Lucelene Paloni (vice-presidente); Servidor público Álcio Roberto Ikeda Júnior (tesoureiro); José Mauro Deltampari (1º secretário), além dos servidores públicos Dulcinéa Boni e Marcos André Brondino.
No próximo mês de setembro encerra-se o prazo para os interessados em disputar as eleições de 2016, já que a legislação eleitoral determina que os interessados precisam estar há, no mínimo, um ano filiados ao partido pelo qual sairão candidatos. De olho nesse prazo, a direção municipal do PTN esta em busca de filiados à legenda. “Estamos fazendo agora o trabalho de filiação, buscando a adesão de diversas pessoas comprometidas com Adamantina e lutam por um município melhor”, relata.
Ainda conforme Romão, o 1º encontro municipal do PTN deverá ser realizado ainda este ano. “Na ocasião a Deputada Federal Renata Abreu e representantes do Diretório Estadual estarão na cidade para conhecer os pré-candidatos para as eleições do ano que vem e também assumir compromisso com Adamantina”,conclui.
Fundação
O Partido Trabalhista Nacional (PTN) foi fundado por Romeu Campos Vidal em 1945, e por dissidentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1960 lançou o candidato vitorioso à presidência Jânio Quadros, vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou. A sigla foi extinta pelo Regime Militar, por intermédio do Ato Institucional Número Dois (AI-2) de 27 de outubro de 1965. O PTN foi refundado em maio de 1995, ganhando o registro provisório no mesmo ano e no ano seguinte já obteve o registro definitivo da legenda.
Nas eleições de 2014, o PTN elegeu Renata Abreu como Deputada Federal. Na Câmara Federal, além de Renata, a sigla conta com a presença de outras duas mulheres, Arlete Magalhães de Minas Gerais e Christiane Yared, do Paraná. No Estado de São Paulo o PTN elegeu um deputado estadual, o vice-presidente da legenda no estado, Igor Soares, de Itapevi.