22.9 C
Adamantina
domingo, 27 abril, 2025

Psicóloga explica como análise bioenergética auxilia no autoconhecimento corporal

Carolina de Souza tem certificado internacional em Análise Bioenergética pelo Instituto LIGARE

Quando falamos em cuidar da saúde logo vem à mente cuidados e bem-estar físico, entretanto, é preciso expandir este conceito para compreendermos que saúde diz respeito ao conjunto do ser físico, mental, emocional, social e espiritual. Já ouviu dizer “mente sã em corpo são”? Segundo estudiosos, esse conceito tem grande fundamento!

O organismo do ser humano é bastante complexo e possui aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Sendo assim o bem-estar de uma pessoa é definido com base no equilíbrio desses quatro aspectos relevantes, segundo a psicóloga e especialista e psicoterapia corporal, Carolina Guilherme de Souza, que atende na Clinica Estar Bem de Adamantina.

- Publicidade -

De acordo com a psicóloga, à psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do ser humano. É um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência e também para proporcionar um espaço favorável ao crescimento pessoal. Existem diversas modalidades de psicoterapia: individual, de casal, familiar e grupal, podendo ser atendidos pessoas de todas as idades, desde a criança até o idoso.

“Hoje em dia há diferentes abordagens e linhas de tratamento, dentre elas, gostaria de destacar a Psicoterapia Corporal em Análise Bioenergética, que é uma forma de psicoterapia orientada para o corpo e a mente de maneira integrada. Esta abordagem terapêutica combina o trabalho analítico verbal com processos corporais energéticos, movimentos, posturas e expressão emocional. Ela tem uma função terapêutica imprescindível para o homem moderno, pois através do corpo conecta novamente o indivíduo com suas emoções”, diz Carolina.

Pesquisas

De acordo com pesquisas, o grande diferencial da psicoterapia corporal se comparado a outros tipos de terapia exclusivamente verbais é a possibilidade de combinar o trabalho com o corpo e com a mente para ajudar as pessoas a resolverem seus bloqueios emocionais.

“O criador desta abordagem constatou que reprimimos as emoções criando tensões na musculatura do corpo, o que demanda uma quantidade enorme de energia do nosso próprio sistema vital. Pouco a pouco essas tensões bloqueiam funções emocionais essenciais como amor, poder, sexualidade, alegria, prazer e relaxamento”, explica à psicóloga.

Segundo Carolina de Souza, a tese fundamental da bioenergética é que corpo e mente são funcionalmente idênticos, isto é, o que ocorre na mente reflete o que está ocorrendo no corpo e vice-versa (mente sã em corpo são).

“Através deste trabalho terapêutico é possível obter, além de maior autoconhecimento, melhoras significativas em quadros como: transtornos de ansiedade, depressão, fobias, estresse, estresse pós-traumático, dificuldades relacionais, disfunções sexuais, compulsões, distúrbios alimentares, doenças psicossomáticas entre outros”, explica à especialista.

Segundo estudos, o objetivo maior da psicoterapia corporal é uma pessoa vitalizada, capaz de vivenciar e expressar prazer e dor, alegria e tristeza, raiva e amor, vivendo seu ser de modo mais pleno e harmônico. Seu corpo é a melhor fonte de informação sobre seu funcionamento mental, emocional e instintivo, é preciso aprender a ‘ouvi-lo’. Sua evolução é o melhor antídoto contra a dor emocional.

Serviço: A Psicóloga Carolina Guilherme de Souza, especialista em psicoterapia corporal, atende na Clínica Estar Bem, situada à rua Rui Barbosa, 378 – centro – Adamantina. Telefone para mais informações (18) 3522-5519

Publicidade