Está quase tudo pronto para o início do maior evento gratuito do Oeste Paulista: a ExpoVerde 2015. No recinto Poliesportivo “Sebastião Pires da Silva”, a comissão organizadora ajusta os últimos detalhes e ficar tudo pronto para abrigar os seis dias de festa. A 27ª edição da feita terá neste ano o tema “O Mundo em Nossas Mãos”. A cada ano, o evento consolida-se como a maior feira com entrada gratuita de toda a região, afirma o presidente da comissão Sérgio Vanderlei. Que destaca ainda, que neste ao o público esperado é de 100 mil pessoas.
A ExpoVerde começa hoje (2) e segue até o dia 7 de setembro. A abertura da festa será, a partir das 20h e a comissão organizadora promete surpresas para o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento é realizado pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SP, Sincomércio, Associação Comercial, empresários e expositores da cidade e região. O evento terá entrada franca todos os dias.
A ExpoVerde é um evento sem fins lucrativos e contará com shows musicais, exposição agropecuária, comercia, industrial, rodeio, prova de tambores, julgamento de bovinos, além de ciclo de palestras voltadas à temática ambientalista com ênfase no desenvolvimento sustentável, praça de alimentação, parque de diversões e show pirotécnico.
Poliesportivo
O secretário, Antonio Tiveron, responsável pela pasta afirma que foram realizadas inovações na estrutura interna do Poliesportivo para beneficiar a parte de exposição, principalmente com a readequação de espaços, com o objetivo de fazer com que o público pense na responsabilidade ecológica ao transitar por todos os pontos.
A ExpoVerde contará com toda a estrutura que já é conhecida, com área de pequenos e grandes animais, plantas, praça de alimentação com ambulantes credenciados e espaços para entidades assistenciais de Adamantina, exposição do comércio, indústria, escolas, produtores rurais, rodeio, shows, boate/bar, parque de diversões e os desfiles da semana da moda.
O presidente da comissão organizadora, Sérgio Vanderlei destaca como positivo o redesenho do layout do evento, com uma nova disposição dessa estrutura na área do recinto poliesportivo, que inclusive recebeu novas melhorias, com o objetivo de melhorar a organização interna e proporcionar mais segurança para o público.
A Exposição de plantas está no DNA da ExpoVerde, e foi o que motivou o início de tudo. Este ano a comissão organizadora promete dar um destaque ainda maior para este setor. Até o momento estão confirmados 13 expositores e 314 metros lineares de flores e plantas em exposição.
Rafael Sartorato, responsável pela exposição, destaca que os visitantes encontrarão na feira, desde flores para pequenos espaços até espécies exóticas, com preços bem acessíveis. Além disso, haverá profissionais especializados em orquídeas, bonsai, rosa do deserto, além de mudas frutíferas para quem deseja formar um pomar.
Uma das novidades será a exposição de jardinagem – idealizado pelo Pedro do Cantinho das Flores, logo na entrada do evento. O objetivo, de acordo com a comissão organizadora, é atrair o público e valorizar o meio ambiente, foco principal do evento.
A proposta de diversidade da ExpoVerde 2015 poderá ser percebida também nas atrações. Uma prova é a grade de shows deste ano, que trará ao palco três dos mais populares gêneros musicais brasileiros: o samba, o sertanejo/sertanejo universitário e o rock.
Quarta-feira (2): Agrade de shows deste ano será aberta por talentos locais. Os primeiros a se apresentarem são os adamantinenses do grupo Estilo Atrevido. Na mesma noite estarão no mesmo palco Bruno Nassi & Thiago.
Quinta-feira (3): A dupla Zé Ricardo & Thiago anima o segundo dia de festa.
Sexta-feira (4): A Banda Biquini Cavadão, um dos ícones do rock nacional, estará pela primeira vez em Adamantina.
Sábado (5): A jovem dupla-revelação Cássio & Marcos trará a energia do sertanejo universitário para agitar a noite sábado.
Domingo (6): Pedro Henrique & Fernando mostrarão ao público porque são vistos como promessas também do sertanejo universitário.
Segunda-feira (7): Para fechar em grande estilo a programação musical da ExpoVerde 2015, os amantes da música sertaneja raiz terão a oportunidade inédita de assistir a um show do Trio do Brasil (antigo Trio Parada Dura).
Segundo a comissão organizadora, a proposta foi fechar uma grade de shows que atendesse os mais diferentes estilos, tendo em vista que o evento atrai todos os públicos.
Praça de alimentação
Para alimentar um público de mais de 100 mil pessoas que deverá visitar os seis dias de festa, a comissão organizadora preparou uma ampla praça de alimentação. São 25 barracas de comidas e bebidas, além de 6 barracas de comidas diversas organizadas pelas entidades filantrópicas (IAMA, Casa do Garoto, APAE, Lar Cristão, Lar dos Velhos, Casa da Sopa juntamente com a Santa Casa), cuja renda será revertida para cada entidade.
Sebrae/SP
O Sebrae estará presente na ExpoVerde como expositor, e, portanto, oferecerá orientações sobre a promoção do desenvolvimento das empresas.Outro fato importante voltado à ExpoVerde 2015 e relacionado aos empresários é o apoio já confirmado do Sincomércio, que aproveitou o estreito relacionamento com o Sebrae e pediu auxílio para que as empresas do comércio local tenham subsídio financeiro e também participem do evento.
Na edição deste ano, a grande novidade para o setor do comércio é a disponibilização de um espaço de destaque para as empresas expositoras. Toda estrutura interna na parte de exposições foi remodelada, e uma das novidades é a nova área para o comércio varejista. A iniciativa inédita do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) em parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Adamantina, irá disponibilizar espaço onde serão instalados 20 estandes para que os lojistas possam utilizá-los como ferramenta de marketing da sua empresa ou para que façam saldões, comercializando mercadorias diretamente ao público que passará pelo evento.
Sergio Vanderlei afirmou que o compromisso da ExpoVerde é, além de promover as questões ambientais, é encontrar meios de que o comércio e a indústria possam ter um retorno imediato do evento,
Adamantina vai sediar a etapa da Profissional Bull Riders (PBR), renomado circuito de rodeio que abre a temporada 2015/2016, e ranqueará peões e boiadas para esta etapa.
O PBR anunciou que irá trazer para Adamantina o TOP 35 do Ranking Nacional da temporada 2014/2015, com os peões que buscam pontuação para a etapa internacional, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. “Podemos dizer que estará aqui o time completo. Portanto, veremos na arena do Poliesportivo os melhores do esporte na atualidade”, destaca Marcos Lama.
Exposição de animais
Outra novidade é que estará de volta nesta edição da ExpoVerde, o Julgamento de Nelores, em parceria com a Associação de Criadores de Nelore e contará ponto para o Ranking Nacional.
Outro chamariz reservado para o evento deste ano é a exposição da Associação Brasileira de Criadores de Touros de Rodeio.
Museu da Vida
Além de plantas, animais, empresas, automóveis e entretenimento, os frequentadores da ExpoVerde 2015 terão acesso a cultua e conhecimento. A grande atração deste ano na área de educação, ciência e saúde é o ‘Museu da Vida’. Um espaço de integração entre ciência, cultura e tecnologia de forma lúdica e criativa. O museu itinerante busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas. O projeto ‘Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos’ é a unidade de Ciências do Museu da Vida, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz.Alguns dos módulos interativos que compõem a exposição são: Miniusina Hidrelétrica, Casa Maquete, Ilusão de Óptica, Modelos de Olho Humano e Câmaras Escuras, Tubos Musicais, Modelo de Orelha, Microscopia, Pilha Humana e Bicicleta Geradora. Além da exibição de vídeos e debates, já que o interior do caminhão se transforma em uma sala multimídia, onde podem ser apresentados vídeos curtos com diferentes temáticas, seguido de debate do público com os mediadores.
Mais uma grata novidade foi confirmada é a celebração da Missa em Louvor à Pátria. A celebração está agendada para o último dia de evento (7 de setembro), a partir das 10h, no Recinto Poliesportivo. E será ministrada pelo padre Marcelo Antônio dos Santos. A animação da Missa caberá ao coral do ECC (Encontro de Casais com Cristo). E serão interpretadas somente músicas religiosas no ritmo sertanejo. Fiéis católicos de toda região, terão um encontro mais que especial com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que está percorrendo a Paróquia de Fátima (de 6 a 13) e Paróquia de Santo Antônio (14 a 20), onde realizarão programações especiais.
Parceria com a PM
A Polícia Militar de Adamantina sob o comando do Capitão Julio e Tenente Bressan, fará a segurança interna e externa do evento. A PM estará presente com todo seu efetivo para garantir a segurança do público.
A Secretaria de Cultura e Turismo levará o espetáculo de teatro “Minha Alma É Nada Depois Dessa História”, de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, com autoria e direção de Ribamar Ribeiro.
A atividade faz parte do Circuito Cultural Paulista, coordenada pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Artes), e será realizada na sexta-feira (4), às 16h30, no recinto Poliesportivo.
Vencedor de diversos festivais no país, o espetáculo foi selecionado para o Festival Internacional FESTEPE na República do Peru e também apresentou-se no Centro Cultural Kuringa em Berlim e no Festival Internacional de Teatro Mish Mash na França.
Sala de Imprensa
Outro compromisso da comissão organizadora foi valorizar e facilitar o trabalho dos veículos da imprensa, porque estão entre os grandes responsáveis pelo sucesso do evento. Por isso, neste ano, os profissionais da mídia local e regional contarão com um espaço exclusivo dentro do Recinto Poliesportivo. O espaço terá como proposta oferecer suporte aos jornalistas, fotógrafos e publicitários que estiverem trabalhando durante o evento, assim como recepcionar aqueles que visitarem a exposição. A Sala de Imprensa levará o nome do radialista “Newton Barreto”. Singela homenagem a um dos maiores profissionais da história da imprensa adamantinense.
A iniciativa, além de atender uma constante reivindicação dos próprios profissionais, visa reconhecer o trabalho da imprensa, que a cada ano se torna ainda mais fundamental para a divulgação e sucesso da ExpoVerde.