A “Rede Promover Vida” realiza nesta quinta-feira (10) o 4º Encontro por uma Cultura de Paz, em Adamantina, marcando o dia mundial de prevenção ao suicídio, em 10 de setembro, instituído pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (AISP), apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento terá início às 13h e segue até às 17h no auditório Miguel Reale, no Câmpus II das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).
De acordo com a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Psicologia da FAI, professora Ana Vitória Salimon C. dos Santos, o tema abordado neste ano é “Prevenir o suicídio: chegar mais próximo e salvar vidas”. “Ressaltamos que a presença de todos é fundamental para dar seguimento às ações de prevenção ao suicídio e combate a violência, na construção de uma cultura de Paz”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Programação
O Encontro desta quinta-feira foi aberto às 13h com a participação de parceiros do “Promover Vida”. Depois, foi realizada a exposição oral pelos bombeiros Eder Farina e Marcelo Alvarenga, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sobre “Corpo de Bombeiro e ações que podem salvar vidas”.
A segunda exposição abordou o tema: “Crise e comportamento suicida: redes de proteção e intervenção em tempos difíceis”, e será ministrada pela psicóloga Ana Vitória Salimon C. dos Santos, Mestre em Psicologia pela UNESP/Assis, pesquisadora da FAMERP/S.J. Rio Preto, e professora, supervisora de estágio e coordenadora do Núcleo de Psicologia da FAI.
Na sequência, haverá oficinas, palestras e roda de conversa que acontecerão simultaneamente em seis salas, com os temas “A rede e a roda: Dança circular como um instrumento pela Cultura da Paz”, “Oficina de fotolinguagem: O que mereço do trabalho?”, “Eu, você, nós na rede: conexões corporais em jogo”, “A identificação e os cuidados destinados à pessoa em crise suicida na comunidade”, “Processos de enlutamento e os cuidados com os sobreviventes” e “A violência, a mídia e a prevenção do suicídio”.
A inscrição dos interessados pode ser realizada pela própria pessoa ou por representantes dos órgãos e/ou instituições. Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Psicologia da FAI por e-mail: [email protected] (preferencialmente) ou pelo telefone (18) 3521-2819 e 99775-7844.