Com 30 anos em plena atividade, o curso de Enfermagem das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) promoveu a 29ª Semana da Enfermagem, de 09 a 12 de setembro no Câmpus II da instituição, para comemorar a data.
A programação incluiu cursos diurnos com certificação no Laboratório de Habilidade, localizado no Bloco IV, e palestras noturnas no Auditório Miguel Reale.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a coordenadora do curso, profa. Marília Sornas Franco Egéa, a graduação iniciada na extinta Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina (FEO) tem deixado um legado não só para a FAI, mas para a cidade e região.
“A evolução do curso é graças à dedicação das pessoas que acreditaram e deixaram esse legado. O ato de cuidar não se aprende de um dia para o outro. É preciso ter além do conhecimento, responsabilidade e amor pelo que se faz. Temos alunos em todos os lugares de nosso país que atuam com competência. Só temos a agradecer à FAI”, destacou a profa. Marília.
Trajetória
Graduado na primeira turma do curso de Enfermagem da FEO, o enfermeiro Valdecir Pereira Guimarães rememora sua trajetória na instituição, onde completa 27 anos de docência.
“Eu era auxiliar de enfermagem há 10 anos e sempre quis cursar Enfermagem. Quando abriu o curso em Adamantina não perdi a oportunidade. Formei-me em 1987 e em 1988 fui convidado a dar aula na faculdade. Houve uma evolução muito positiva. O nosso corpo docente é excelente”, frisou Valdecir.
Também docente do curso, a enfermeira Rosemary Idalgue Mantovani, que leciona desde 1991 na instituição, falou que haverá um incremento na Enfermagem com a implantação do curso de Medicina da FAI.
“Todos os laboratórios da área da saúde foram reformulados e vários equipamentos com custo elevado foram adquiridos”, ressaltou a docente.
“É com muita satisfação que a gente encontra a Enfermagem hoje. O curso de Enfermagem da FAI sempre teve ‘nome’ na região e em nível nacional. Recebíamos contato de hospitais solicitando currículo de alunos graduados na instituição. Isso mostra que temos profissionais de qualidade, considerando todo o nosso corpo docente e discente”.
A enfermeira Rosangela de Melo, conselheira e segunda secretária do COREN (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) palestrou na Semana da Enfermagem.
“Para nós é bastante emblemática a questão dos 30 anos do curso de Enfermagem da FAI. O COREN no dia 30 de outubro completa 40 anos de existência. Estamos preparando algumas incursões pelas regiões do estado para comemorar também esta data”, disse.
Já a estudante do 3º ano do curso de Enfermagem, Giovanna Dias Pittarello, enfatiza a responsabilidade do profissional de saúde e sua competência em cuidar de vidas: “O mais importante do profissional da Enfermagem é o cuidado em lidar com o paciente, ou seja, o zelo pela vida”.
A egressa do curso, Priscila Rodrigues Assumpção, conta como a instituição contribui para o seu desenvolvimento profissional.
“Só tenho a agradecer à FAI porque tenho trabalhado em diversas áreas, tanto na saúde pública quanto na Enfermagem psiquiátrica. Atuo também como professora e me fortaleço profissionalmente cada dia mais”, finaliza a enfermeira.