O Shiatsu é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental com objetivo de encaminhar os seus praticantes para um estado completo de saúde e de bem-estar.
O especialista Lauro Yassuo Teshima explica que, nesta técnica de massagem se aplica pressão manual e digital sobre a pele com o intuito de prevenir e curar certos problemas pela estimulação dos poderes de recuperação natural do organismo, eliminando elementos que produzem fadiga, promovendo e melhorando a saúde em geral. “As mãos e os dedos de um terapeuta treinado são sensíveis o bastante para detectar anormalidades na pele, nos músculos e pelo calor corporal, e assim localizar irregularidades com precisão e determinar imediatamente qual tratamento básico a empregar”, afirma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A palavra Shiatsu significa pressão com os dedos. “A Terapia Shiatsu é uma forma de manipulação executada com os polegares, com os dedos e com a palma das mãos, sem empregar nenhum instrumento mecânico para exercer a pressão sobre a pele humana, visando corrigir o mau funcionamento interno, promover, manter e tratar problemas específicos”, diz a definição oficial do Ministério da Saúde e Bem-Estar do Japão.
Entre os benefícios da massagem estão o relaxamento e alívio das tensões musculares, ampliando e melhorando o movimento das articulações, desobstruindo assim a raiz nervosa que causa as dores; estimula e melhora a circulação sanguínea do sistema endócrino, linfático e dos líquidos corporais e regula as funções do sistema nervoso, resultando em um mais perfeito funcionamento dos órgãos; e estimula os poderes de recuperação natural do organismo.
Teshima afirma que o Shiatsu é indicado para todas as idades, principalmente para pessoas com dores musculares, de cabeça, na coluna vertebral causado pela má postura, e nas articulações, com desiquilíbrio emocional, como fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM (tensão pré-menstrual), com problemas de insônia, ansiedade, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, entre outros.
Entre as contraindicações estão pessoas com debilidade física extrema, leucemia, câncer, febre, infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes e mulheres grávidas, que devem se orientar principalmente se estiver nos três primeiros meses.
“Antes de consultar ou optar por um tratamento através da massagem, procure saber sobre o profissional se é capacitado ou não, e o local onde estudou”, orienta.
Serviço
Lauro Yassuo Teshima é formado no Japão, com especialidade em dores musculares, articulares, órgãos e coluna, pelas técnicas Seitei, Shiatsu, Massagem Oriental e Podo Reflex. Rua Pascoal Micali, 3011, centro de Lucélia. Telefone: (18) 99721-1721.