Será realizado hoje, na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), um evento comemorativo aos 60 anos do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na cerimônia, programada para as 11hs, serão homenageados alguns dos principais clientes do birô.
Estarão presentes no encontro: José Roberto Mauro, presidente da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, e Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O SCPC foi extremamente importante para a massificação do crédito ao consumidor no País, que já era concedido antes da sua criação, mas de uma forma muito limitada. A vantagem do serviço prestado pelo SCPC permitiu que o crédito chegasse até as camadas mais humildes da população, que antes não tinham acesso”, diz Burti, que será um dos homenageados no evento.
Os outros homenageados serão: Celso Amancio, Sergio Bahdur, Marcel Solimeo, Natanael dos Anjos, Rogerio Amato, José Rodrigues, Antonio Espolador, Gustavo Schifino, Aldo Gonçalves e Lincoln da Cunha Pereira.
Além deles, também serão homenageadas as empresas clientes há mais de 30 anos e participantes de seu Conselho Consultivo: Itaú, Bradesco, Lojas Riachuelo, D Paschoal, Pernambucanas, Citibank, Via Varejo, Caixa Econômica Federal, Panamericano, Santander, Crefisa, Bradesco Financiamentos, BMG, Davo Supermercados, Banco Cacique, Lojas Cem, Losango, Magazine Luiza, Lojas Marisa, Cybelar.
Criado pela Associação Comercial de São Paulo em 1955, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) completa 60 anos neste mês de outubro, confirmando uma das características que regem sua atuação desde que começou a operar: a inovação. Em 1912, a Associação Comercial de São Paulo já era pioneira na prestação de informações sobre empresas e graças a essa expertise é que foi a escolha dos varejistas, na época, para liderar o projeto de criação do SCPC com as informações dos consumidores. A criação do SCPC já representou uma inovação importante no mercado de crédito, para o qual tem sempre contribuído desde então. O SCPC representou uma revolução no modo como os consumidores solicitavam crédito, bem como na maneira em que os lojistas avaliavam os perfis dos seus clientes.
Com essa postura inovadora, o SCPC chega aos 60 anos com números que mostram seu papel relevante na história do crédito do País: tem atualmente mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores, além de mais de 200 milhões de consultas por mês e 42 milhões de negócios por dia.
Em sua trajetória, a atuação do SCPC resultou também em uma série de serviços adicionais para outras entidades, que tentavam replicar seu modelo e recebiam o apoio do SCPC e a colaboração da Associação Comercial de São Paulo.
Uma trajetória de sucesso
O SCPC está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além de ter parceria com mais de duas mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Desde 2010, administrado pela Boa Vista SCPC, empresa que é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, do Clube Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.
O SCPC foi pioneiro ao oferecer agilidade às consultas e também ao processo de concessão de crédito, que se mostrou altamente vantajoso aos lojistas. E por se mostrar benéfico aos negócios dos comerciantes, posteriormente, passou a ser consultado também pelas empresas do sistema bancário e de serviços. E assim pode-se afirmar que o SCPC é parte importante da história do crédito do Brasil.