Não é só a cor dos laços que muda de um mês para o outro. Logo após o rosa lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, começa o Novembro Azul. A campanha, em vez de ter como foco as mulheres, alerta para a saúde do homem. E como o câncer de próstata é um dos mais frequentes no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele, voltam-se as atenções à doença. Segundo estatísticas, a cada seis homens, um é portador do mal.
Novembro azul
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O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, “e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes”.
“A gente lamenta que alguns desses casos [câncer de próstata] não são feitos no momento em que a doença é inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro do homem”.
Estatísticas
69 mil casos – É a expectativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o número de pacientes com câncer de próstata neste ano. Destes, um em cada 34 deve morrer da doença.
47 homens já morreram em 2014, em consequência da doença, só em Santos. Em 2013, foram 43. E só até o mês passado na Cidade, já foram 34. Na campanha do ano passado, 904 exames de dosagem de PSA foram realizados em novembro.